Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O prefeito de Gabriel Monteiro, Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), pediu apoio político ao secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, para que ele reforce ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) o pedido de recapeamento da GBM-010, entre Gabriel Monteiro e Bilac.
O pedido de apoio foi feito no início da tarde do último dia 22, ocasião em que Jardim esteve na Associação dos Produtores Rurais de Gabriel Monteiro para oficializar a entrega de equipamentos agrícolas, no valor de R$ 305,5 mil.
“Sei que este pedido não pertence à pasta que o senhor ocupa, mas, mesmo assim, gostaria que reforçasse o time de prefeitos que está pleiteando esta obra junto ao governo do Estado. Já oficializamos o pedido de recapeamento deste trecho, assim como também pedimos pessoalmente ao governador a recuperação desta via”, discursou Coca.
O prefeito mencionou que a Prefeitura tem realizado desde o início do ano operações tapa-buraco no trecho, mas que isso é paliativo. “Sabemos que não resolve ficar tapando buracos. O ideal seria o recapeamento, mas o orçamento de nossa Prefeitura não permite tal obra”, acrescentou.
Em seu discurso, Jardim reconheceu a precariedade que está o trecho. Para chegar ao município de Gabriel Monteiro, o secretário passou pela estrada. “Reforçarei ao governador o pedido de vocês. De fato, o trecho está ruim”, constatou.
Na ocasião, Jardim citou a crise que o Brasil tem enfrentado nos últimos três anos e mencionou que alguns Estados estão com dificuldades até para pagar o salário dos funcionários estaduais. “Aqui em São Paulo, o governador manteve as coisas sobre controle, o que nos permite olhar o futuro”, emendou.
O elogio à Alckmin, de certa forma, já deixa preparado o terreno para o governador que, no ano que vem, possivelmente deverá ser o candidato do PSDB à presidência da República.
Enquanto isso, a população que necessita trafegar por este trecho de 18,5 km diariamente, aguarda o anúncio da recuperação desta via, a qual, inclusive, já foi recapeada em 2008 pelo governo do Estado ao custo de R$ 3,3 milhões.