Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O município de Gabriel Monteiro registrou índice de 93% no atendimento de exames de mamografia para mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Este é o melhor indicador registrado até o momento entre as 14 cidades da região por onde passou a carreta do Hospital de Câncer de Barretos (SP).
A informação foi divulgada pela enfermeira do ESF (Estratégia Saúde da Família) do município, Silvana Gabriel de Souza, que informou que foram atendidas 388 mulheres gratuitamente entre os dias 13 e 17 deste mês.
Além desses atendimentos, outra carreta do Hospital de Câncer de Barretos esteve na cidade no dia 31 do mês passado, onde foram atendidas 40 pessoas com exame de pele e 50 de preventivo, atingindo a meta de 100%.
“Só não atingimos 100% nos exames de próstata porque teve dois pacientes que tomaram café da manhã antes do exame, que precisa estar em jejum. Das 40 vagas, atingimos 98%”, relatou Silvana.
Em Piacatu
A carreta do Hospital de Câncer de Barretos está em Piacatu desde o dia 24. Os atendimentos vão até o dia 6 de março. Segundo informações do Centro de Saúde, 617 mulheres agendaram para fazer o exame, que é realizado em duas carretas.
No Brasil, entre 2000 e 2007 aumentou em 118% a produção de mamografias no país, passando de 1,3 milhões para 2,9 milhões.
No entanto, dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que aproximadamente 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país.
Para este ano, a estimativa do Ministério da Saúde é que sejam detectados 52.680 novos casos de câncer de mama no país, seguido pelo câncer de colo do útero, com 17.540 novos casos.