Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A 11ª edição do Carnavenida de Piacatu, que aconteceu entre os dias 17 e 21 deste mês, confirma a tradição de melhor carnaval de rua da região. E os números comprovam isso. Segundo levantamento da Polícia Militar, o município registrou mais de 12,8 mil pessoas entre os dias de festa, sendo que, somente no sábado (18), aproximadamente seis mil pessoas estiveram na folia.
O evento, que já é tido como referência regional, vem ganhando força. É que neste ano, dois blocos carnavalescos de municípios vizinhos participaram das cinco noites de folia, sendo eles: “Os Pimentas”, de Gabriel Monteiro, e “Os Netos do Velho Barreiro”, de Rinópolis.
Em anos anteriores, foliões de cidades vizinhas integravam nos blocos carnavalescos de Piacatu, como é o caso do bloco “DNA” (Dias e Noites Alegres), composto por pessoas do município e de outras cidades, formando um grupo misto. Só que neste ano foi diferente.
Além dos blocos carnavalescos que são formados por integrantes na maioria de Piacatu, como é o caso dos “Os Malvados”, “The Loves”, “Os Brahmeiros”, entre outros, o resultado deste ano aponta para uma tendência cada vez mais regional.
Prova disso foi que dois blocos carnavalescos se organizaram em seus municípios e se inscreveram para competir no Carnavenida. Então, se antes os grupos eram da cidade anfitriã e possuíam integrantes de outros municípios, agora o momento é outro. A disputa a partir deste ano, portanto, passou a ser entre cidades.
Sucessos de anos anteriores, como os bonecos gigantes de Olinda (PE), Noite do Ridículo, Baile de Máscaras e Noite do Gato e Gata Molhada agitaram os foliões.
Repetindo o sucesso no ano passado, a Escola de samba do município de Parapuã marcou presença no Carnavenida no dia 20 (segunda-feira) com passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeira.
O bloco carnavalesco campeão deste ano foi o DNA, que recebeu R$ 1 mil de premiação. Em segundo lugar, com apenas cinco pontos de diferença, ficou Os Pimentas. Já o terceiro lugar ficou com Os Netos do Velho Barreiro.
O grupo dos Os Malvados, que no ano passado foi campeão, ficou com o quarto lugar. No entanto, recebeu a premiação do terceiro lugar devido o bloco Os Netos do Velho Barreiro não ter tido 25 integrantes, que era um dos quesitos do regulamento do Carnavenida, o qual foi questionado pelo júri.