Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Desde 2001, os moradores de Gabriel Monteiro não sabem o que é conviver com a violência dos homicídios. Os dados são da Secretaria estadual de Segurança Pública (SSP), que começou a divulgar os índices criminais do Estado há 12 anos.
Além de Gabriel Monteiro, outros três municípios da região de Araçatuba também não registraram homicídios neste período, sendo: Bento de Abreu, Lourdes e Turiúba. Em todo o território paulista, são 25 cidades pequenas com homicídio zero.
Diante dos índices, é possível afirmar que a região de cobertura da Delegacia Seccional de Araçatuba, composta por 31 municípios, é uma das mais seguras para se viver no Estado.
Quem confirma este sossego que a cidade tem é o morador Guido Marchi, 71 anos. Casado com Lourdes Pereira de Oliveira Marchi há 50 anos, o casal garante que o município é um lugar tranquilo para se morar.
Questionado sobre qual a sensação em morar nesta cidade, Marchi frisa: “É a coisa melhor do mundo”. Ele diz ainda que jamais pensou em morar em outra cidade.
Sobre os índices de violência no município, o morador diz que o último caso ocorreu há duas décadas. “Moro na cidade há 35 anos. Antes disso morava no sítio, mas aqui em Gabriel Monteiro mesmo. Digo sem medo de errar que o último homicídio aconteceu há pouco mais de vinte anos”, reforça.
Além de ser uma das cidades com homicídio zero, Gabriel Monteiro é o município com menos índice criminal registrado neste ano na região. Nos sete primeiros meses de 2013 não foram registrados nenhum roubo, estupro e tráfico de drogas. Apenas um furto ocorrido em junho aparece nas estatísticas da Secretaria estadual de Segurança Pública.
Outra moradora que reafirma que o município é, de fato, tranquilo, é Lucilia da Silva Fernandes, 74 anos. Ela mora em Gabriel Monteiro com o marido e um filho desde 1998, quando se mudou de São Bernardo do Campo (SP) para o interior.
Dona Lucilia conta que vendeu a casa que morava na capital e comprou uma em Gabriel Monteiro. Como ainda não é aposentada, a família vive com o dinheiro do aluguel de um estabelecimento comercial.
“Aqui não temos o que reclamar de ninguém. Nunca tive minha casa furtada. As pessoas aqui trabalham tranquilas. Não há perigo de assaltos”, declara.
Gabriel Monteiro, Bento de Abreu, Lourdes e Turiúba possuem uma população de menos de três mil habitantes, segundo dados do IBGE.