Programa Piacatu Digital é mais velocidade e inclusão digital


Para receber o sinal gratuito de internet via rádio, moradores têm que estar em dia com os impostos municipais

17/11/2011 09:38 - Atualizado em 18/08/2017 09:46 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Diego, um dos mais recentes moradores a aderir ao Piacatu Digital

Com o avanço da internet, as operadoras oferecem toda tecnologia disponível para seus clientes, como maior velocidade, tecnologia 3G entre outras vantagens por meio de valores cada vez mais acessíveis ao usuário.

Para facilitar o acesso a este tipo de serviço, a Prefeitura de Piacatu implantou em 2008 o programa Piacatu Digital, que disponibiliza gratuitamente o sinal de internet banda larga via rádio com o objetivo de incluir o máximo de pessoas no mundo digital.

De acordo com o auxiliar administrativo e intermediador do projeto, Fábio Ribeiro da Silva, o programa atende atualmente quase 400 usuários com uma frequência que pode chegar a até oito quilômetros podendo, assim, levar o sinal inclusive aos sítios e fazendas.

Silva adianta que, com o sucesso do Piacatu Digital, em um período de curto prazo a velocidade que hoje é de seis megabytes passe para 10 megabytes e, com isso, traga maior beneficio no envio de e-mails e no recebimento de downloads, como tantos outros recursos.

Para o jovem Diego Moacir Lemes, 23 anos, um dos mais recentes beneficiados com o Piacatu Digital, trata-se de um programa de inclusão digital. “Há várias pessoas que não têm condições de pagar pelo serviço de internet. É muito bom poder contar com este serviço. Ainda mais gratuito”, diz.

O jovem ressalta ainda a qualidade do sinal. “É ótimo. Realizo pesquisas e leio notícias frequentemente. Nossa cidade está de parabéns, até porque há municípios maiores que não oferecem este serviço à população”, conclui Lemes.

Para aqueles que ainda não são usuários e quer fazer parte do programa Piacatu Digital, basta procurar pelo serviço na Prefeitura e estar em dia com todos os impostos municipais e com a Vigilância Sanitária. Caso o interessado possua veículo, o mesmo deve estar com placa de Piacatu.

“O maior beneficio que o programa trouxe para os moradores foi a inclusão digital, com o sinal distribuído a quase 400 residências. Em contrapartida, a Prefeitura espera, cada vez mais, regularizar a situação dos munícipes que possuem dívida ativa na Prefeitura”, ressalta Silva.