Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Desde o último dia 21, o município de Gabriel Monteiro passou a contar com um posto de atendimento do Cartório Eleitoral de Bilac. A unidade fica localizada na Rua Vereador Antenor dos Santos nº 290, no local onde funcionava a biblioteca municipal.
A unidade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Gabriel Monteiro e a Justiça Eleitoral de Bilac. O prefeito Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), disse que a instalação do posto de atendimento no município facilitará o cadastramento biométrico dos eleitores.
A chefe Cartório Eleitoral de Bilac, Natália Sakamoto, idealizadora do posto de atendimento, informou que o cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive àqueles com mais de 70 anos de idade, onde o voto é facultativo.
Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar um documento de identificação (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), Título de Eleitor, CPF e um comprovante de residência. Mas, antes, deve agendar o horário para atendimento. Em Gabriel Monteiro, o telefone é (18) 3602-1315.
Natália ressaltou que os eleitores que não realizarem o cadastramento biométrico terão o Título de Eleitor cancelado. Os eleitores têm até o dia 30 de março do ano que vem para fazer este procedimento.
O promotor eleitoral da Comarca de Bilac, Álvaro Roberto Ruas Teixeira, disse que levar a Justiça Eleitoral mais próxima do eleitor é a sua própria razão de existir. “Se não houvesse eleições e eleitor, não precisaria existir a Justiça Eleitoral. Por isso, o eleitor é a figura principal e mais importante”.
O juiz eleitoral da Comarca de Bilac, João Alexandre Sanches Batagelo, destacou que a proximidade da Justiça Eleitoral com o eleitor é a forma mais fácil do eleitor exercer sua cidadania. “Defendemos a ideia de que, cada vez mais, os ramos da Justiça Eleitoral estejam muito mais próximos dos eleitores, evitando deslocamentos desnecessários”.
Batagelo disse ainda que este cadastramento biométrico é o começo do documento único nacional, o qual está sendo criado pelo governo federal. A lei que institui a Identificação Civil Nacional foi sancionada em maio deste ano pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB).
De acordo com a lei, o objetivo é unificar os cerca de 20 documentos de identificação usados no Brasil e para dificultar a falsificação. A lei não substitui apenas o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação.
O posto de atendimento não atende apenas a população de Gabriel Monteiro, mas, também, moradores de Bilac e Piacatu.