Ricardo Ércoles/Colaborador
Assim que foram empossados juntamente com o prefeito e vice-prefeito, os vereadores dos cinco municípios onde circula o Comunicativo elegeram o presidente da Câmara para o biênio 2017-2018. Exceto em Santópolis do Aguapeí, onde o mandato presidencial é de apenas um ano.
Em Piacatu, o vereador Edson Roberto Mainhani, o Beto (PPS), concorreu em chapa única e foi eleito por unanimidade. A eleição aconteceu no dia 31 de dezembro, na Câmara Municipal.
Já os demais presidentes foram eleitos no dia 1º deste mês. Também teve votação unânime para a presidência da Câmara de Bilac o vereador Ocimar Rodrigues Vieira, o Fu (PSDB).
Outro que concorreu em chapa única foi o vereador Olívio de Carvalho (PV), de Santópolis do Aguapeí. No entanto, ele não obteve votação unânime, sendo eleito presidente da Câmara com seis votos.
Apenas em Clementina e em Gabriel Monteiro houve disputa pela cadeira presidencial. Em Clementina, dois ex-presidentes da Câmara colocaram o nome para concorrer à vaga. Na ocasião, foi eleito o vereador José Alexandre Zanini, o Zé Cabrita (PV).
Já em Gabriel Monteiro, o vereador eleito para presidir a Câmara foi Valdecir dos Santos, o Val do Açougue (DEM). Ele foi eleito por cinco votos a quatro, tendo como adversária a vereadora Elisabete Peres Borin, a Cuca (PV).
O vereador Val do Açougue chegou a ser cogitado para ser candidato à vice-presidente na chapa encabeçada pela vereadora Cuca. Porém, acabou concorrendo a presidente, sendo eleito com o apoio dos vereadores da base de governo do prefeito Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB). Tanto Val do Açougue quanto Cuca são parlamentares eleitos pela oposição.