Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Prefeito por três mandatos, o agricultor Euclasio Garrutti, 67 anos, casado, disputa neste ano sua quarta eleição para prefeito. Ele tem como candidato a vice-prefeito o também agricultor Ricardo Francisco Lemes da Silva, 49 anos, casado. Ambos são do DEM.
A dupla encabeça a coligação Piacatu para Todos, formada pelos partidos políticos DEM, PSDB, PSD, PSC e PPS. O grupo conta com 26 candidatos a vereador, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Em entrevista para expor algumas das propostas de seu plano de governo, os candidatos destacaram apoio incondicional às escolas da rede municipal e estadual de ensino, assim como pretendem ativar e adequar a biblioteca municipal.
Garrutti frisa que para o setor da Saúde pretende ampliar o serviço de atendimento da farmácia do Centro de Saúde e disponibilizar mais medicamentos, assim como dará uma atenção especial à saúde bucal. “Também ampliaremos o serviço de atendimento com laboratórios e hospitais regionais”, garante.
O plano de governo propõe a disponibilização de sinal de Wi-Fi na praça central e principais locais frequentados pela população, além de viabilizar projetos voltados para os jovens que levem a qualificação profissional, de modo que facilite o acesso deles ao mercado de trabalho.
Para o setor da Agricultura, Garrutti e Ricardo se comprometem apoiar as associações de produtores rurais e a agricultura familiar. Entre as propostas consta o incentivo ao plantio de culturas perenes e a melhoria no trânsito canavieiro na área urbana.
No setor esportivo, a dupla pretende estimular e valorizar a participação dos atletas da cidade nos diferentes níveis e modalidades de competições esportivas dentro e fora do município. Em Habitação, a proposta é buscar recursos para construir mais casas populares.
“Incentivaremos nossos artistas e artesãos do município, de modo que eles sejam protagonistas da cultura local. No setor de Meio Ambiente, promoveremos campanhas sobre a importância da coleta seletiva do lixo e faremos parcerias para realizar a soltura de alevinos no Rio Aguapeí (Rio Feio)”, acrescenta Garrutti.
O plano de governo ainda prevê a instalação de câmeras de segurança nas principais entradas da cidade, ampliar o limite de crédito através do Banco do Povo e seguir com as ações desenvolvidas com o grupo da Terceira Idade.
Para o setor administrativo, Garrutti quer dar mais transparência dos recursos públicos arrecadados e da destinação dos mesmos nos diversos setores da Prefeitura, pretende buscar mecanismos para aumentar a arrecadação do ICMS no município e fazer uma recuperação salarial dos funcionários em conformidade com a capacidade financeira do município.