Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Defendendo a renovação na política em Piacatu, o presidente do PSB local, Fernando Bezerra de Amorim, 34 anos, solteiro, supervisor de transporte e colheita em uma usina sucroalcooleira da região, é candidato a prefeito no município.
Amorim tem como candidata a vice-prefeita a pespontadeira Clarice Dantas da Silva (PSB), 39 anos, casada. O PSB, que não lançou candidato a vereador, tem como frase de campanha “Piacatu em primeiro lugar”.
Natural de Mirandópolis (SP), Amorim mora em Piacatu desde o ano 2000. Em entrevista, a dupla Amorim e Clarice frisa a questão da renovação na política local “para mostrar a força que Piacatu tem, mas que está oculta”.
O candidato a prefeito pelo PSB diz que por muito tempo o município é governado pelo mesmo grupo político e que, se eleito, mostrará que os moradores de Piacatu são independentes, corajosos e sonhadores. “Faremos de Piacatu uma referência na nossa região ou até mesmo em nosso país”.
Em seu plano de governo, Amorim menciona que manterá a administração aberta à participação popular por meio de conselhos de orçamento participativo. “Com as finanças equilibradas e aumento na arrecadação, estudaremos com os servidores municipais as melhorias salariais”, frisa.
No setor habitacional, a proposta da dupla é buscar recursos para construção de casas populares, assim como pleitear verba para construção de casas para quem já possui lote.
Para o setor da Agricultura, o candidato diz que pretende criar uma secretaria dos produtores rurais. Também garante que seguirá com o apoio a agricultura familiar e pequenos produtores, assim como promoverá uma festa anual voltada para a cultura do quiabo.
Na Educação, Amorim propõe maior incentivo aos profissionais em todos os aspectos. “Inclusive financeiro”, adianta. Ele também diz que pretende construir uma biblioteca moderna, contendo livros atualizados e computadores com acesso à internet.
Dar sequência às práticas esportivas e apoiar todos os eventos culturais do município, como quermesses e carnaval, são alguns dos itens de seu plano de governo para o setor de Esportes e Cultura. “Resgataremos a Festa do Peão e passaremos a responsabilidade para a Prefeitura”, reforça.
Entre os itens propostos para a Saúde está a aquisição de uma ambulância com equipamentos para atender pessoas especiais, criar salas especializadas com equipamentos (raio-x, exames e ecografias), e rever junto ao governo do Estado a lista de medicamentos de alto-custo.
Amorim diz que pretende viabilizar recursos para construção de barracões industriais para gerar mais emprego e renda, assim como divulgar mais o município para atrair investidores do setor comercial, industrial e agroindustrial.