Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Apesar ter sido cogitada a possibilidade de uma terceira pré-candidatura a prefeito em Piacatu, as convenções partidárias da última sexta-feira (5) confirmaram os nomes de Fenando Amorim (PSB) e Euclasio Garrutti (DEM) na disputa eleitoral deste ano.
Embora as convenções partidárias em Piacatu tenham ocorrido na mesma noite e horário, o Comunicativo esteve nos três locais para registrar as decisões tomadas pelos três grupos políticos que se formaram para a disputa eleitoral.
Convenção 01
A convenção partidária do PSB aconteceu no Centro Comunitário Mansueto Vendrame. Na ocasião, o presidente local do partido, Fernando Amorim, confirmou sua pré-candidatura a prefeito. A decisão já havia sido anunciada por ele há duas semanas durante um encontro com todos os partidos políticos do município.
Amorim terá como pré-candidata a vice-prefeita Clarice Dantas da Silva (PSB), que é sogra dele. Não haverá candidatos a vereador pelo PSB.
Em seu discurso, Amorim citou que durante os últimos 20 anos o município foi governado pelas mesmas pessoas e que a renovação é nova força. “Nossa intenção é fazer uma gestão que abrange esta geração e a futura [geração]”, mencionou.
O pré-candidato a prefeito pelo PSB disse ainda não ser contra a pessoa do atual prefeito e nem de seus antecessores, mas, sim “contra a forma engessada dessas gestões”. E concluiu: “Piacatu tem uma força muito grande, mas está desconhecida”.
Convenção 02
Na convenção partidária que ocorreu na Câmara Municipal e reuniu os partidos políticos PMDB, PTB, PV e PT, não foi lançada nenhuma candidatura a prefeito. O grupo lançará apenas candidatos a vereadores.
Em seu discurso, o presidente do PV local, vereador Gilberto Pizini, o Ninão, apenas desejou boa sorte aos pré-candidatos a vereador pela coligação.
O presidente do PTB municipal, vereador Antonio Marcos Belazi, também desejou boa sorte aos pré-candidatos a vereador e lamentou o fato de o grupo não ter lançado candidato a prefeito.
Tanto o vereador Ninão quanto Belazi tinha a intenção em serem candidatos a vice-prefeito de alguma coligação. O desejo foi dito por eles mesmos no último dia 21, ocasião em que todos os partidos políticos se reuniram para tratar sobre as eleições deste ano.
O presidente do PT local, Maicon Paulo Bevilaqua, adiantou que o partido participa das eleições como oposição, mas que estará junto do próximo prefeito em projetos de interesse da população.
Cotado para ser o nome de uma eventual terceira candidatura a prefeito, o vereador e presidente do PMDB de Piacatu, José Carlos da Silva, o Totô, explicou durante a convenção que não fez compromisso com o grupo político de que seria pré-candidato a prefeito.
Ele afirmou ter recebido o convite e solicitado um tempo para decidir. Porém, segundo ele, houve resistência familiar. “Se você não sai forte de casa, é complicado”, frisou.
Totô também disse que alguns de seus apoiadores de campanha não querem se expor politicamente. “Muitos confirmaram o apoio, mas disseram que não querem se envolver, que preferem não colocar adesivos da campanha nos carros. A pessoa confia em mim e me apoia, mas não assume”, desabafou.
Totô completou dizendo que “as pessoas não devem se acovardar, pois a eleição é uma festa cívica, e não uma briga”.
Convenção 03
A coligação “Piacatu para todos”, que reúne os partidos políticos DEM, PSDB, PSC, PPS e PSD, lançou a pré-candidatura de Euclasio Garrutti a prefeito e de Ricardo Lemes a vice-prefeito. Ambos são do DEM. O evento aconteceu no Piacatu Clube.
Apoiador da dupla Garrutti e Ricardo, o prefeito Nelson Bonfim (PSD) falou do desenvolvimento de Piacatu nos últimos 20 anos e que durante sua gestão, iniciada em 2009, lutou para não retroceder nas conquistas adquiridas pelas administrações anteriores.
“Apesar da recessão que o Brasil enfrenta, estou tranquilo em saber que Garrutti está disposto a retornar à Prefeitura. Desejo uma boa campanha ao Garrutti, ao Ricardo e aos candidatos a vereador pela nossa coligação”, discursou Bonfim.
Em sua fala, o pré-candidato a prefeito garantiu que está bem de saúde, com disposição e que tem uma gratidão muito grande por Piacatu. Ele acrescentou que os candidatos a vereador são o grande cabo eleitoral de uma campanha.
Garrutti também pediu união do grupo e recomendou aos pré-candidatos a vereador que busquem o entendimento familiar, de modo que a disputa eleitoral não cause divisão entre os familiares. “Política não é essa farra que se vê na televisão. Política é coisa séria”, completou.