Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Durante encontro realizado na noite de ontem (21), no Piacatu Clube, entre os 10 partidos políticos de Piacatu, foi lançada a pré-candidatura a prefeito de dois nomes, sendo o ex-prefeito Euclasio Garrutti (DEM) e de Fernando Amorim (PSB).
Assim como em anos eleitorais anteriores, grupos de oposição e situação de Piacatu estiveram juntos para apresentar pré-candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O encontro também serviu para troca de ideias e recomendações sobre prazos e documentos exigidos pela lei eleitoral.
Participaram do encontro presidentes de partidos políticos e representantes do DEM, PMDB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PT, PTB e PV. Não esteve presente representante do PPS, mas deixou sua justificativa e afirmou que participará do pleito.
Após o encontro, os partidos se reunirão com seus filiados para falar sobre o que foi discutido nessa reunião. Posteriormente, um novo encontro entre todos os partidos será feito para avaliar possíveis alianças. Somente depois, haverá as coligações para iniciar a disputa eleitoral.
Candidatos a vice-prefeito
Além da candidatura a prefeito, quatro partidos se colocaram à disposição para compor uma coligação oferecendo nomes a candidato a vice-prefeito.
O presidente do PV no município, o vereador Gilberto Pizini, o Ninão, disse que o partido tem três possíveis nomes para concorrer a vice-prefeito, sendo ele mesmo um dos nomes. Os outros dois nomes não foram divulgados.
O vereador Antonio Marcos Belazi (PTB) também colocou seu nome à disposição como candidato a vice-prefeito, assim como o vereador Paulo Henrique Zeri de Lima (PSDB). O DEM informou ter um nome a candidato a vice-prefeito, mas não divulgou na reunião.
Discursos
O prefeito Nelson Bonfim (PSD), que foi candidato único em 2012, destacou o direito de escolha do eleitor com a candidatura de dois ou três nomes para concorrer a prefeito. Bonfim aproveitou a ocasião para declarar apoio político à candidatura de Garrutti.
Amorim adiantou que não abre mão de sua candidatura a prefeito e disse que não há possibilidade em ser candidato a vice-prefeito em uma coligação de candidato único. “Enquanto eu for vivo não haverá mais candidatura única em Piacatu”, avisou.
Garrutti disse que o grupo está aberto a coligações, assim como receptivo a receber apoio e apoiar. “Os arranhões políticos são do calor da disputa. Estamos prontos para enfrentar o que vem pela frente, assim como respeitar politicamente nossos adversários”.
O ex-prefeito Paulo César Navacchio (PSDB) disse não ser candidato e desejou boa sorte aos postulantes a chefe do Executivo de Piacatu. Ele sugeriu aos grupos políticos que não deixem para última hora a documentação exigida pelo Cartório Eleitoral para o registro das candidaturas.