Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Já que o tão aguardado recapeamento dos 18,5 km da estrada vicinal que liga os municípios de Gabriel Monteiro e Bilac não tem nenhuma previsão de obras por parte do governo estadual, funcionários de ambas as Prefeituras iniciaram nesse dia 30 a pintura de faixas de alguns trechos do acostamento da via.
No trecho da SP-461 em Gabriel Monteiro - vicinal Rosa Panerari Loli -, a Prefeitura arcou com as tintas e rolos de pintura. No perímetro de Bilac - vicinal Vereador Pompílio Martinelli -, o material utilizado na pintura da sinalização do solo da via foi adquirido por meio de doações.
A iniciativa da pintura das faixas de acostamentos da vicinal partiu do empresário Antonio Roberto Yoshiy, o Mestiço, 64 anos, morador de Bilac. Como utiliza o trecho diariamente a serviço, o empresário disse ter conversado com a prefeita de Bilac, Sueli Orsatti Saghabi (PTB), e a prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), sobre a ideia.
Com o aval das prefeitas, Mestiço angariou dinheiro com outros empresários para comprar os materiais a serem utilizados na recuperação manual das faixas dos acostamentos da vicinal, nos trechos de Bilac. Porém, a pintura das faixas foi priorizada nas curvas da estrada.
Mas a má sinalização de solo não é o único problema que tem causado transtornos aos motoristas que trafegam diariamente pela via. Os buracos têm ocasionado vários acidentes, inclusive com vítimas fatais.
Abaixo-assinado
Na tentativa de pressionar as autoridades públicas sobre o estado de conservação deste trecho da SP-461, a professora Natália da Silva Campanha, 32 anos, e Elisabete Borin, a Cuca, 57 anos, ambas moradoras de Gabriel Monteiro, organizaram um abaixo-assinado.
A petição pública reivindica medidas urgentes para o recapeamento e sinalização dos 18,5 km da estrada vicinal. A intenção era colher mil assinaturas, mas a dupla já conseguiu 1,5 mil apoiadores. Agora, a intenção é chegar a duas mil assinaturas e entregar o pedido de recuperação da via ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com Natália e Cuca, organizadoras do abaixo-assinado, a reinvindicação é de suma importância, uma vez que a estrada vicinal é utilizada estudantes, viajantes, ônibus que transporta trabalhadores para Birigui e, principalmente, pacientes para atendimentos de urgência e emergência médicas.