Candidatos a prefeito, vice e vereadores serão oficializados até dia 15 de agosto


Prefeita de Gabriel Monteiro e prefeito de Piacatu não poderão ser candidatos por estarem no segundo mandato consecutivo

21/06/2016 15:26 - Atualizado em 25/07/2016 18:57 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Embora o Brasil esteja em pelo ano eleitoral, a agitação que geralmente era percebida desde o início do ano em eleições anteriores, desta vez os possíveis candidatos estão mais cautelosos até para divulgar suas pré-candidaturas.

O motivo talvez esteja relacionado ao atual cenário político e econômico que o país enfrenta. Mesmo assim, a população demonstra ansiedade em saber ao menos os nomes mais cogitados dos possíveis candidatos na cidade. No entanto, nem isso tem sido cogitado na maioria dos municípios onde circula o Comunicativo.

Mas esta ansiedade tem data para acabar: dia 15 de agosto. Este é o prazo final para os partidos políticos e coligações apresentarem nos cartórios eleitorais o requerimento de registro de seus postulantes a prefeito, vice e vereador.

Diferentemente de eleições anteriores, quando as campanhas eleitorais duravam 90 dias, a partir desta eleição o período de campanha passa a ser de 45 dias. As convenções partidárias devem acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em Bilac, a prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB) é candidata natural à reeleição. Mesmo assim, conversas de bastidores cogitam a possibilidade de ela não concorrer ao pleito e o grupo político indicar outro nome na disputa, podendo ser o atual vice-prefeito Ocimar Antonio Calsavara (PTB).

Situação semelhante ocorre em Santópolis do Aguapeí, onde o prefeito Osanias Viana do Carmo (PP) é candidato natural à reeleição. Embora tenha sinalizado desde que assumiu a Prefeitura, em 2013, que seria prefeito de apenas quatro anos, o rumo político pode vir a sofrer mudanças.

Também candidata natural à reeleição, a prefeita de Clementina, Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM), já anunciou que será pré-candidata á reeleição. A convenção partidária que deverá confirmar sua candidatura deve aconteceu no final do mês de julho, em data a confirmar.

Já o prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PSD), e a prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB), não podem ser candidatos porque ambos já cumprem o segundo mandato consecutivo. Porém, eles devem indicar um nome na disputa para sucedê-los.

No dia 16 de agosto, após o fim do prazo para entrega de requerimentos de registros de candidatura, inicia a propaganda eleitoral. Os candidatos e coligações poderão utilizar alto-falantes ou amplificadores de som em suas sedes ou em veículos, das 8h às 22h. Os comícios também estão liberados a partir da data, das 8h às 24h.