Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O Centro Educacional de Piacatu iniciou em fevereiro deste ano o projeto Amigos da Leitura, que acontece todas às terças-feiras no período da tarde. Além de incentivar a leitura entre os alunos, o projeto se “estende” aos idosos.
Isso porque o projeto de leitura não se limita às salas do Centro Educacional. Os alunos se dividem em grupos e, acompanhados dos professores, visitam idosos do município para contar estórias, ler poesias e cantar algumas músicas com o auxílio de uma professora que toca violão. As visitas são previamente agendadas com os idosos e seus familiares.
A coordenadora pedagógica dos projetos sociais do Centro Educacional, Silvana da Silva Mendonça Manhani, explica que as visitas são intercaladas entre residências e o Lar São Luiz Montfort, de Piacatu. “A primeira visita foi em uma casa, enquanto que a segunda foi no asilo”, conta.
A primeira pessoa a receber a visita das crianças do projeto Amigos da Leitura foi a aposentada Luzia Pires Manhani, 87 anos, no dia 23 de fevereiro. Ela é sogra de Silvana. As visitas duram aproximadamente 30 minutos.
A segunda visita das crianças foi no dia 1º de março, no Lar São Luiz Montfort, onde o grupo foi recepcionado pela zeladora da entidade, Rosinei Ferraz. A maioria dos idosos se reuniu no coreto para ouvir a leitura de algumas estorinhas curtas, cuja leitura foi revezada entre as crianças.
Para os idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, outro grupo de crianças os visitou em seus dormitórios para fazer a leitura das estorinhas.
Na semana seguinte, dia 8, houve duas visitas, sendo uma na casa da aposentada Izabel Vieira Vendrame, 83 anos, e da aposentada Rosa Briosche Vendrame, 91 anos. Elas são cunhadas. Na ocasião, por ser Dia Internacional da Mulher, as crianças também leram poesias em homenagem a elas.
Novamente no asilo na terça-feira seguinte (15), o grupo do projeto Amigos da Leitura apresentou uma breve peça teatral aos idosos sobre como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
As crianças que frequentam o Centro Educacional no período da tarde estudam no período diurno. Entre os participantes do projeto Amigos da Leitura estão estudantes que cursam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.
Crianças e idosos
A diferença de idade e geração pode ser grande. Porém, maior ainda é a expectativa de que a terça-feira chegue logo. E esta ansiedade é recíproca. De um lado, as crianças querem contar novas estórias aos idosos; do outro, os idosos não veem a hora de as crianças retornarem para ouvir novas estórias e poesias.
“Vocês precisam ver a emoção dos idosos ao receber as crianças. Ao nos despedirmos, eles perguntam se as crianças retornarão. No caso do asilo, as visitas são quinzenais. Já nas residências, o retorno é um pouco mais demorado. Independente do tempo de demora, esse contato tem sido muito positivo para as duas gerações”, avalia Silvana, que já trabalhou como coordenadora do Grupo da Terceira Idade do município por sete anos (1998-2005).
Durante a semana, há uma aula exclusivamente para treinar a leitura. Na ocasião, os alunos já selecionam os livros que vão ler durante a visita e, ao final da leitura, o grupo conversa com os idosos. “Isso me chamou a atenção, pois a conversa com os idosos após a leitura das estórias não foi uma orientação nossa, mas, sim, a iniciativa partiu dos próprios alunos”, diz Silvana.
Após visita, criança pede aos pais para ir ao asilo
A coordenadora pedagógica conta que a mãe de uma das crianças que participa do projeto Amigos da Leitura relatou uma situação que aconteceu em sua casa. Ao ir ao Centro Educacional para efetuar a rematrícula do filho, a mãe do aluno compartilhou com Silvana que o filho mencionou sobre a visita ao asilo.
“A mãe do aluno me disse que seu filho comentou sobre a visita ao asilo com entusiasmo. Mas ela disse ter ficado surpresa quando o filho pediu que ela e o marido o levassem ao asilo para mostrar a eles a pessoa para quem ele fez a leitura. São depoimentos como este que emocionam a gente”, relata a coordenadora pedagógica.
Silvana diz ainda que entre os alunos havia uma aluna que era tímida e que, agora, com o projeto de leitura, adora ler para os idosos. “Durante a semana, constatamos que há uma disputa sadia entre os alunos para decidir quem vai fazer a próxima leitura”, ressalta.
“Além dos projetos desenvolvidos, o Centro Educacional também trabalha a questão da família. E muitas crianças são criadas pelos avós. Conhecemos uma avó de 79 anos, de um de nossos alunos, que já criou seis netos. Notamos que o projeto criou um vínculo entre as duas gerações”, conclui Silvana.