Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A prefeita de Bilac, Sueli Orsatti Saghabi (PTB), esteve esta semana pela manhã visitando o canteiro de obras onde está sendo construída uma Creche Escola, que atenderá de 70 a 150 alunos conforme a faixa etária estipulada. Ainda não há data definida de quando a obra será inaugurada, mas a previsão é que seja concluída neste ano.
Durante a breve visita, a prefeita aproveitou para anunciar que neste mês a Prefeitura distribuirá uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino. Cada estudante receberá uma camiseta, uma bermuda e um uniforme de inverno (calça e blusa).
A Creche Escola é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Educação e Prefeitura. Em todo o território paulista, 23 creches já foram entregues e outras 157 estão em construção. Há ainda mais 299 em processo de licitação ou projeto. Em Bilac, a creche está sendo construída atrás da escola infantil Prof. Étore Batagello.
O prédio oferece todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital.
Conquistas
Ainda no setor educacional do município, a prefeita informou que a frota escolar foi renovada. “Adquirimos quatro ônibus para o transporte de alunos, dois micro-ônibus e um veículo para transportar a merenda escolar”, destacou.
Sueli ressaltou que todos os setores da Prefeitura adquiriram novos veículos, como uma retroescavadeira, uma motoniveladora, uma pá-carregadeira, dois caminhões basculantes, um caminhão-pipa, duas ambulâncias, duas peruas Van, um veículo para a Vigilância Sanitária e três tratores e implementos agrícolas.
“Nesses 16 meses de governo, conseguimos também a reforma da Casa da Agricultura, um poço e um reservatório de água, uma ponte de concreto no bairro rural Palmeirinha, uma praça para atividades físicas, a construção de uma nova Delegacia de Polícia Civil e 51 casas populares da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano)”, acrescentou a prefeita.
Sueli fez questão de relembrar que, assim que assumiu a Prefeitura, dobrou a quantidade de produtos da cesta básica dos funcionários municipais, passando de 13 para 27 itens.
A prefeita mencionou ainda que os moradores da zona rural foram contemplados com as obras do programa estadual Melhor Caminho. Alguns trechos de estradas rurais receberam melhorias.
Prefeitura de Bilac passa a cumprir regras para concessão de adicional de insalubridade
Um direito reivindicado por dezenas de servidores municipais de Bilac há vários anos, passou a ser concedido a partir de 2013.
Conforme informou a prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB), no fechar das cortinas da gestão anterior, foi providenciado um estudo técnico para concessão do adicional de insalubridade, mais precisamente em dezembro de 2012.
Consideram-se atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.
Segundo a prefeita, tanto o estudo quanto o direito de receber o adicional de insalubridade eram devidos aos funcionários de Bilac há vários anos.
No entanto, Sueli explicou que o gestor da época deixou para a atual administração cumprir o que já era obrigatório durante o mandato dele.
Supostas falhas da administração anterior começam a ser apuradas
Quanto à existência ou não de falhas ocorridas na administração passada, a prefeita Sueli Orsatti Saghabi (PTB) procurou limitar-se a dizer que a gestão anterior cometeu muitas falhas e que essas já estão sendo encaminhadas ao Ministério Público, à Justiça Estadual e Tribunal de Contas para apuração dos supostos crimes e dos possíveis responsáveis.
No final do ano passado, a Prefeitura distribuiu um jornal informativo à população. Nele, a prefeita diz que a gestão anterior deixou dívidas para a atual administração, entre elas com o Iprem (Instituto de Previdência Municipal), em torno de R$ 750 mil.