Reprodução/Imagem da Internet
Os eleitores portadores de necessidades especiais já podem pedir transferência para uma seção especial com o objetivo de ter mais comodidade no dia da votação, que acontece em outubro deste ano, onde serão eleitos prefeitos e vereadores.
As seções especiais ficam situadas em locais estratégicos e de fácil acessibilidade, como térreo, estacionamento próximo, instalações com rampa de acesso e corrimão.
Além disso, já podem ser solicitados ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) a alteração de dados pessoais, local de votação, mudança de município, 2ª via do título de eleitor, regularização de títulos cancelados e alistamento eleitoral - que é obrigatório para maiores de 18 anos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os portadores de necessidades especiais têm até o dia 4 de maio para solicitarem sua transferência para uma seção especial e até o dia 4 de julho para informarem, no Cartório Eleitoral, suas restrições e necessidades.
Biometria
Quem procurar o serviço da Justiça Eleitoral para qualquer operação já deve ser cadastrado biometricamente. Para o atendimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado.
Desde o dia 1º de outubro do ano passado, todos os cartórios eleitorais do Brasil passaram a efetuar a coleta biométrica de dados do eleitor com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor por meio de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.
No entanto, antes de ir ao Cartório Eleitoral de sua região, é necessário fazer o agendamento, que deve ser pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), clicar em “serviços ao eleitor” e “agendamento”, ou pela central de atendimento ao eleitor pelo telefone 148. Ou, ainda, pelo telefone (18) 3659.2121 (no caso dos eleitores de Bilac, Gabriel Monteiro e Piacatu).