Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Pela primeira vez na história do carnaval de Piacatu, a cidade recebeu uma escola de samba do município de Parapuã no dia 7 deste mês. O convite feito à escola de samba pelo setor da Cultura veio a atender ao pedido do prefeito Nelson Bonfim (PTB), que pediu “inovação” no Carnavenida deste ano, que completou sua 10ª edição.
Foram cinco noites e duas matinês entre os dias 4 e 8 deste mês com a animação da banda Capital, de Maringá (PR). Neste ano, o palco foi montado na avenida principal, a Dr. José Benetti. Nos últimos anos, o palco era montado em frente à Prefeitura, no calçadão.
A apresentação da escola de samba aconteceu no dia 7, após a chuva ter dado trégua, por volta das 23h. Na avenida, passistas, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, ala das baianas, bonecos gigantes de Olinda (PE) e a participação dos blocos carnavalescos que agitaram as cinco noites.
Para o dirigente cultural de Piacatu, Elio Siqueira da Rocha, o Carnavenida adquire força a cada ano, o que torna o evento cada vez mais regional, uma vez que as cidades vizinhas não têm carnaval.
Em conversa com o Comunicativo durante uma das noites do carnaval de rua, o prefeito Nelson Bonfim disse que se reunirá em breve com sua equipe para estudar “novos rumos” para o evento. Segundo ele, as mudanças deverão acontecer já a partir de 2012.
Bonfim informou ainda que fará contato com algumas bandas nos próximos meses, de modo que a qualidade do evento seja mantida. Ele também sugeriu que seja feita uma comissão responsável pela organização e execução do Carnavenida.
O prefeito disse também que pretende fazer parceria com algumas empresas. “Se der certo, o Carnavenida ganhará mais força e visibilidade na região podendo, inclusive, sermos referência em carnaval de rua”, avaliou Bonfim.
De acordo com balanço da Polícia Militar, mais de nove mil pessoas passaram pelo carnaval de rua de Piacatu entre as cinco noites e duas matinês. Somente na noite de sábado (5), estima-se que quase três mil foliões estiveram na avenida.
Segundo a PM, 60 policiais trabalharam entre os cinco dias de carnaval. Nesse período, foram registradas cinco ocorrências, sendo um furto a uma loja no centro da cidade. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia pública de Penápolis.