Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
Morreu na tarde de hoje (26) o cantor sertanejo Francisco Aparecido de Jesus Gomes, o Chico Rey da dupla paranaense Chico Rey & Paraná. Ele tinha 63 anos e morreu em Maceió (AL), onde estava de férias com a família.
De acordo com o site de notícias UOL, o cantor precisou ser internado às pressas no Hospital Vida após uma complicação em uma sessão de hemodiálise. Nos últimos anos, ele vinha enfrentando uma série de problemas renais, chegando a realizar um transplante de rim, mas houve rejeição.
A dupla de irmãos foi formada na década de 1970 em Arapongas (PR), e era conhecida por propagar a seresta e o chamado sertanejo de raiz. Após as primeiras gravações, a dupla assinou no início dos anos 1980 com a gravadora Continental. O primeiro álbum, "Operário, Vida e Viola", foi lançado em 1983.
Em novembro de 2008, a dupla Chico Rey e Paraná fez um show em Piacatu. O evento, que aconteceu na Praça Padre João Huberto José Sluysmans, reuniu aproximadamente cinco mil pessoas.
O show foi em comemoração à vitória do prefeito Nelson Bonfim (PTB) na eleição daquele ano. Neste ano ele encerra seu segundo mandato consecutivo. Ao Comunicativo, o prefeito disse lamentar profundamente a morte do cantor e que o Brasil perde um dos grandes nomes da música sertaneja.
Na ocasião, embora não estivesse sido programada para acontecer, a dupla concedeu uma breve entrevista ao vivo na rádio comunitária Independência FM antes do show.
o corpo do cantor Chico Rey será enterrado no domingo (28), às 17h, no cemitério de Taguatinga, em Brasília (DF).
Repercussão
A morte do cantor Chico Rey repercutiu no mundo sertanejo. Vários artistas usaram as redes sociais para prestar homenagem. "Chico Rey, além de um grande parceiro, um cara que é da mesma época que a gente. Vimos nascer Chico Rey e Paraná. Formaram uma das mais belas duplas do Brasil. Além de ser bom caráter e boa gente! Tivemos mais uma perda irreparável para nossa música sertaneja", escreveu o cantor Daniel em sua conta do Instagram.
Em sua página no Facebook, a dupla sertaneja Edson e Hudson também deixou uma mensagem. "Hoje perdemos um grande ídolo! Um dia triste para a música sertaneja. Desejamos aos familiares e amigo muita força nesse momento".
"A música sertaneja ficou sem mais uma estrela. Perdemos uma referência, uma inspiração. Que Deus conforte toda sua família", lamentou a dupla João Neto e Frederico nas redes sociais.