Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) realizou o sorteio de 28 moradias populares em Santópolis do Aguapeí no dia 11 deste mês. O sorteio aconteceu no Centro de Eventos Mc Café, às 10h.
Uma hora antes do sorteio, as 385 famílias inscritas depositaram pessoalmente na urna a senha que foi distribuída durante a inscrição, que foi realizada há dois meses. De acordo com a CDHU, 95% dos inscritos têm renda mensal de até três salários mínimos.
O sorteio foi acompanhado pelo secretário estadual da Habitação em exercício, Marcos Penido, pelo ex-deputado estadual Dilador Borges Damasceno (PSDB) e autoridades do município.
O prefeito Osanias Viana do Carmo (PP) disse que as pessoas que não foram sorteadas desta vez que as mesmas terão outra oportunidade, pois o governo do Estado já liberou desde o ano passado mais 50 unidades habitacionais para o município.
Na sequência, o secretário estadual da Habitação disse às famílias inscritas que “é por vocês que estamos trabalhando e construindo casas” e que “habitação tem que ser o resgate da dignidade do povo”. Penido acrescentou ainda que a CDHU só irá “parar de trabalhar em Santópolis do Aguapeí quando todos estiverem casas próprias”.
As 28 famílias que foram sorteadas agora passarão pelo processo de habilitação, as quais deverão comprovar todos os requisitos exigidos para serem, de fato, contemplados com uma casa. Caso alguns dos sorteados não estejam com a documentação apta, um suplente ocupará a vaga. Para isso, foram sorteados 28 suplentes.
Agora, a CDHU irá verificar se os 28 titulares podem ou não serem beneficiados. Para isso, os sorteados não podem possuir imóvel ou financiamento habitacional, assim como não terem sido atendidos em outros programas habitacionais de interesse social.
Entre os requisitos que serão analisados pela CDHU é se os sorteados moram ou trabalham no município por, no mínimo, três anos. Cada moradia possui dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em uma área construída de 56,67 m².
De acordo com a assessoria de imprensa da CDHU, os imóveis serão entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, estrutura metálica na cobertura, forro na laje, instalação hidráulica e elétrica e muro de divisa entre os lotes.
A CDHU não informou a data em que o conjunto habitacional deverá ser inaugurado.