Cartório Eleitoral de Bilac está em novo endereço


Cartórios Eleitorais do Brasil estão efetuando a coleta biométrica de dados do eleitor

29/01/2016 18:34 - Atualizado em 16/02/2016 10:39 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

O Cartório da 210ª Zona Eleitoral, de Bilac, passa a atender em novo endereço a partir do dia 3 de fevereiro. O atendimento agora será realizado na rua Olavo Bilac nº 455, no centro da cidade, no horário das 12h às 18h.

Até então, o Cartório Eleitoral - que também atende os municípios de Gabriel Monteiro e Piacatu - funcionava em uma das salas do Fórum. Com a mudança, o órgão passa a atender em um imóvel separado, que fica localizado em frente ao Fórum.

Coleta biométrica

Desde o dia 1º de outubro do ano passado, todos os cartórios eleitorais do Brasil passaram a efetuar a coleta biométrica de dados do eleitor com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor por meio de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo. Porém, sem obrigatoriedade. O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento, que é feito pelo site www.tre-sp.jus.br ou pelo telefone 148. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a adoção da biometria é para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

Documentos

Para isso, o eleitor deve levar o RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc), certidão de nascimento ou casamento, e a Carteira Nacional de Habilitação, sendo esta aceita apenas para as operações de transferência, revisão e segunda via.