Em Piacatu, idosa de 96 anos foi às urnas


Josefina Justini Gonçalves foi votar com a ajuda de uma de suas netas

10/10/2012 17:40 - Atualizado em 07/01/2016 17:51 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

De cadeira de rodas, Josefina foi votar com a ajuda da neta Nirey

Embora não seja obrigada pela Justiça Eleitoral de ir votar, a aposentada Josefina Justini Gonçalves, de Piacatu, que completou 96 anos nesse dia 8, um dia após as eleições municipais, fez questão de ir às urnas nesse dia 7. Ela votou ao meio dia.

Josefina, que atualmente necessita de cadeira de rodas para se locomover, contou com o auxilio de uma de suas netas para votar. A aposentada, que vota na seção 18, disse à neta Nirey Delmônaco Garcia em quem gostaria de votar.

Atendendo ao pedido da avó, a neta digitou o número do candidato a vereador e, ao aparecer a foto, a eleitora autorizou a confirmação do voto. O mesmo procedimento aconteceu para prefeito. Josefina é avó materna da primeira-dama do município Emília Cristina Delmônaco Bonfim.

O adolescente e estudante do 2º ano do ensino médio Lucas de Oliveira Ignácio, 16 anos, também de Piacatu, votou pela primeira vez. Embora o voto não seja obrigatório aos 16 anos, ele fez questão de tirar o Título de Eleitor para exercer sua cidadania desde cedo.

O estudante, que também optou votar pela manhã, disse não ter tido nenhuma dificuldade ao estar de frente com a urna eletrônica. “Foi muito bom votar”, afirmou.