Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Bilac completa 88 anos de fundação no dia 18 deste mês. Para comemorar a data, o governo municipal preparou várias atividades culturais que se estenderão por uma semana.
Os eventos culturais deram início nesse dia 11 com a 6ª Expô Bilac e 26ª Festa do Peão, que se estendeu até o dia 14 com entrada franca todos os dias. De acordo com o presidente do Clube de Rodeio, Durvalino Bianchi, mais de 25 mil pessoas passaram pelo recinto entre os dias de festa.
Além da exposição de animais, como ovinos e caprinos, cavalos Quarto de Milha e Paint Horse, gado Nelore, Girolando, Holandês e Senepol, havia vários estandes com empresas do município e região. Também houve leilão de gado, mas o resultado ainda não foi divulgado.
Segundo o vice-presidente do evento, Valdir Onório Zanini, o Bilinha, a premiação para os peões vencedores do rodeio foi de R$ 18 mil, sendo o campeão Adauto Ribeiro.
Só que as festividades não param por aqui. A programação segue nesse dia 16 com apresentações de música do polo local do Projeto Guri, às 20h, no Centro Cultural Educacional Prof. João Chaim Rezeke Filho.
No dia 17 acontece um festival de danças com a academia Vem Dançar e Projeto Espaço Amigo, às 20h, também no anfiteatro. No dia 18, dia do aniversário da cidade, será feriado municipal. Haverá atividades esportivas no Centro de Lazer do Trabalhador das 9h às 16h. À noite, às 19h15, terá Noite de Louvor, na praça da igreja matriz.
Os eventos culturais seguem no dia 19 (sexta-feira) com a apresentação de músicas clássicas ministradas pela Orquestra Alma, de Araçatuba. No sábado (20) terá missa na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição às 17h e, na sequência, um show com a banda Tempo Livre animará o público na praça.
No domingo (21) acontece o 33º Festival Esportivo Regional Lalo, às 9h, no Centro de Lazer do Trabalhador. Simultaneamente acontecerá exposição de carros antigos na avenida de acesso Conceição A. Vieira (paralela à avenida principal, na entrada da cidade), das 9h às 16h. No mesmo dia, às 20h, haverá apresentação de uma peça teatral com o Grupo Mais, que encenará a peça “Anamar”. A apresentação será no anfiteatro e a entrada é franca.
As festividades se encerram no dia 23 com uma palestra espírita, que será ministrada pela Comunidade Espírita Seara de Luz, de Bilac, às 20h, no anfiteatro. Os eventos são realizados pela Prefeitura com o apoio da Câmara Municipal.