Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
No dia 20 de setembro deste ano, o sistema educacional de Piacatu completou 70 anos. A história oficial começa em 1945 com o funcionamento do Grupo Escolar do então povoado de Bela Vista.
O prédio, composto por três salas, construído com recursos de Antonio Vendrame (1890-1973), ficava localizado na Avenida dos Expedicionários nº 565 (hoje avenida Zualdo Paganini).
Com o passar dos anos, o prédio do Grupo Escolar foi demolido, e no local hoje estão construídas casas. O Comunicativo foi ao local onde funcionou o Grupo Escolar para saber se os moradores têm conhecimento que naquele local funcionou uma escola.
Na casa de nº 565 mora a calçadista Bruna Paula Camargo, 23 anos, que informou morar no local desde que nasceu. A moradora disse ter conhecimento de que no local onde hoje é sua casa funcionou o Grupo Escolar.
“Quando estudava, vi um vídeo passado em sala de aula onde mostrava o antes e o depois de vários pontos da cidade. Quando mostrou uma foto do Grupo Escolar e outra foto de como o local é hoje, reconheci minha casa”, conta Bruna.
Além da calçadista, outros vizinhos também dizem ter ciência de que naquelas mediações havia uma escola. Apenas um morador afirmou desconhecer a existência do prédio escolar.
As primeiras professoras do Grupo Escolar foram Olga Cantarino Muniz - que também foi a primeira diretora da escola - e Juscelina Muny. Já a primeira servente da história do setor educacional em Piacatu foi Ernestina Vendrame (1923-1998).