Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Acontece no próximo dia 4 de outubro (domingo) em todo o território nacional as eleições que irão eleger os novos conselheiros tutelares de cada município. Desta vez, o processo eleitoral foi unificado em todo o Brasil. Até então, cada município definia um dia para realizar a eleição.
Os eleitores poderão votar no horário das 8h às 17h; o mesmo tempo de votação de eleições políticas. Os cinco candidatos mais votados ocuparão a vaga de conselheiro tutelar por quatro anos e os demais ficarão como suplentes. A votação não é obrigatória.
Nos municípios onde circula o Comunicativo, em Bilac nove candidatos concorrem a uma vaga de conselheiro tutelar. A votação será na Emeif General Lima Figueiredo. Já em Clementina, 10 candidatos disputam uma vaga. A votação será realizada nas dependências da Emef Maria Conceição de Souza.
No município de Gabriel Monteiro, 12 candidatos estão em campanha para tentar uma vaga no Conselho Tutelar da cidade. As salas de votação serão na Emeif Maria Gazot Talarico.
Em Piacatu, os 15 candidatos a uma vaga de conselheiro tutelar também estão em clima de campanha. A votação será na Emef Prof. Eládio Rosseto. No município de Santópolis do Aguapeí, 10 candidatos concorrem a uma vaga no Conselho Tutelar. A votação acontecerá na Emeb Prof. Minas Barganian.
A apuração dos votos e a divulgação do resultado devem acontecer no mesmo dia. No entanto, em todo o país, a posse dos candidatos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2016.
A função do conselheiro tutelar é garantir os direitos da criança e do adolescente conforme determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que foi instituído no Brasil por meio de uma lei federal em julho de 1990.