Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Caroline Canteiro e Erik Felipe, ambos de 16 anos, foram eleitos pelo júri Garota e Garoto Havaí no dia 27 de outubro durante desfile no clube social e recreativo de Bilac. O evento contou com a participação de 21 candidatos, sendo nove garotas e 12 garotos.
Os participantes desfilaram em quatro trajes, sendo: fantasia, dia-a-dia, praia e típico. O tema utilizado no desfile foi “As profundezas das águas”, que contou com a presença de sereias, pescadores, a Lua e o deus Netuno, cujos personagens foram interpretados pelos vencedores do desfile do ano passado.
A transição da faixa de Garota Havaí para Caroline foi feita por Jéssica Pelegrini, vencedora no ano passado. O mesmo aconteceu com Erik, que recebeu a faixa das mãos de Josivan Sena, eleito em 2011 Garoto Havaí. O casal vencedor recepcionou o público no Baile do Havaí, que aconteceu no último dia 24.
Também foram premiados Pâmela Molina e Marcelo Rodrigues (Garota e Garoto Verão), Larissa Panassi e Muriel Genari (Garota e Garoto Tropical) e Nayara Néris e Matheus Lima (Garota e Garoto Simpatia.
De acordo com José Eduardo Palmieri, um dos organizadores do evento, todos os cinco finalistas foram premiados. Os prêmios foram patrocinados pelo comércio local e da região.
Desfile elege garotas desde 1988; já eleição de garotos teve início no ano de 2004
O desfile que elege a Garota Havaí, em Bilac, acontece desde 1988. Conforme diz José Eduardo Palmieri, um dos organizadores do evento deste ano, o desfile surgiu com o propósito de eleger as garotas mais bonitas da cidade para o baile do Havaí.
Devido a dimensão do evento, Palmieri conta que em 1991 o desfile tornou-se regional, onde candidatas de cidades vizinhas participaram até o ano seguinte. “Em 1993 não houve o desfile, mas o evento retornou no ano seguinte (1994) onde a participação voltou a ser exclusivamente de garotas de Bilac”, completa. E assim foi até 1998.
O desfile que elege a Garota Havaí deixou de ser realizado entre 1999 e 2002. Somente em 2003 é que o evento foi reativado sob o comando de Palmieri e sua equipe. Já no ano de 2004 foi integrada ao evento a eleição do Garoto Havaí, o qual seguiu até 2005.
Entre 2006 e 2010 houve uma pausa, e o evento ficou adormecido. A volta do desfile voltou com força no ano passado, onde os organizadores inovaram o evento e passaram a premiar cinco finalistas, além de ter incrementado o prêmio de Garota e Garoto Simpatia.
Neste ano, o desfile elegeu a 15ª Garota Havaí e o quarto Garoto Havaí. Participaram do evento deste ano nove meninas e 12 meninos. O júri, formado por sete integrantes, foi formado por pessoas de cidades vizinhas.