Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O Fundo Social de Solidariedade de Piacatu promoveu entre os dias 10, 11 e 12 deste mês a 9ª Feira do Bordado. Centenas de peças enfeitadas com crochê e bordados como vagonite, oitinho e ponto-cruz estiveram disponíveis ao público.
Entre as peças bordadas havia jogos de lençóis, toalhas de mesa, guardanapos, toalhas de rosto e de banho. Todos os itens foram confeccionados por senhoras que se reúnem voluntariamente todas as terças-feiras no Fundo Social de Solidariedade para fazer os bordados.
Conforme informou a primeira-dama Emília Cristina Delmônaco Bonfim, o material utilizado para o bordado é fornecido pela prefeitura. Também foi colocado à venda os guardanapos que foram pintados pelos alunos do projeto social Espaço Amigo.
A renda da Feira do Bordado, segundo Emília, é utilizada no atendimento de famílias carentes, como a compra de próteses e acessórios ortopédicos, armações de óculos, entre outros.
Bazar
Junto à Feira do Bordado, foi montado um bazar onde foram comercializadas bijuterias, calçados novos que foram doados por uma indústria local e roupas que foram repassadas pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo.
A primeira-dama ressaltou que as bijuterias colocadas à venda na Feira foram fabricadas pelas pessoas que participam de oficinas de capacitação do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do município.
Emília destacou a importância da Feira, uma vez que o Fundo Social não tem participação no orçamento anual da cidade. “Sempre temos pessoas solicitando ajuda, seja para comprar um botijão de gás ou uma passagem”, disse.