Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
As evidências apontam que a vinhaça pode ter sido a causa da mortandade de peixes no dia 6 deste mês no córrego Promissão, que serve de limite entre os municípios de Santópolis do Aguapeí e Luiziânia, e deságua no rio Aguapeí, também conhecido como Rio Feio.
Fazendeiros e trabalhadores da zona rural acionaram a Polícia Civil de Santópolis do Aguapeí para denunciar a cor escura da água e o forte odor de vinhaça. A vinhaça ou restilo é o resíduo pastoso e malcheiroso que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do álcool etílico.
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico) de Araçatuba foi comunicada sobre o fato. Como o córrego Promissão faz fundos com uma usina sucroalcooleira da região, as autoridades competentes devem investigar se a vinhaça foi despejada ou se houve algum vazamento acidental.
A reportagem do Comunicativo esteve no local e comprovou que a água do córrego estava escura e o forte cheiro de vinhaça. Também foram presenciados alguns peixes mortos a vários outros na superfície em busca de oxigênio.
REINCIDÊNCIA
No dia 24 de abril deste ano, centenas de peixes de várias espécies foram encontradas mortas no Rio Feio após rompimento de uma tubulação de uma usina sucroalcooleira do município de Queiroz. Na ocasião, a usina foi multada pelo problema na tubulação em R$ 38,7 mil.