Garoto de Piacatu integra a categoria de base do Grêmio Porto-alegrense


Mairiel Macedo também já fez parte do Internacional (RS) em 2012

22/12/2013 17:08 - Atualizado em 11/11/2015 18:59 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Mairiel Macedo, de Piacatu, está no Grêmio (RS) há cinco meses

O adolescente Mairiel Macedo da Silva, 14 anos, de Piacatu, integra as categorias de base do Grêmio Futebol Porto-alegrense, de Porto Alegre (RS), desde julho deste ano.

Filho de Adair Dias da Silva, o Bagolo, e Solange de Fátima Macedo, o atleta piacatuense chegou a ficar por cinco meses nas categorias de base do Internacional, também no Rio Grande do Sul, antes de integrar no Grêmio.

De férias em Piacatu desde o último dia 20, Mairiel conta que sua adaptação no clube foi tranquila. Lá ele deu sequência aos estudos e, em 2014, cursará o 1º ano do ensino médio. “Estudo de manhã e treino à tarde. Não há treinos aos finais de semana”, explica.

Mairiel diz ainda que todos os dias sua mãe liga para saber como ele está. Apesar da distância da família e amigos, ele garante sua intenção é permanecer no clube. “É uma oportunidade que muitos garotos gostariam de ter. Vou aproveitá-la ao máximo”, declara.

Sobre sua rotina no clube, Mairiel diz que, desde quando esteve no Internacional, ele é chamado de “Oscarzinho”, em referência ao meia Oscar dos Santos Emboaba Júnior - jogador do Internacional desde 2010 e ex-integrante do São Paulo entre 2008 e 2009-, que integra a seleção brasileira de futebol.

O COMEÇO

Antes de integrar as categorias de base de dois clubes de futebol do Rio Grande do Sul, Mairiel frequentava o projeto social esportivo ‘Bom de bola bom na escola’, implantado em Piacatu em 2008.

O idealizador e coordenador-treinador do projeto, José Aparecido Santana, o Bambam, não esconde o orgulho que tem de Mairiel e outros garotos que também estão encaminhados em grandes clubes brasileiros.

“Este é o resultado do nosso trabalho. Além dos nossos alunos se destacarem e conquistarem títulos em eventos esportivos da região desde que o projeto foi implantado, temos a satisfação e o prazer em dizer que Piacatu produz bons atletas”, frisa o coordenador do projeto.

Santana destaca ainda outros dois atletas do município que estão encaminhados. É o caso de Joshua Cristian Pinheiro Santiago, 16 anos, que atualmente integra a categoria de base do Tanabi (SP). Ele também já passou pelo Grêmio (RS) e Mirassol (SP).

Já o pequeno Enrico Zandoná, 11 anos, realiza acompanhamento no São Paulo Futebol Clube.

EVENTOS ESPORTIVOS

De acordo com Santana, o ano de 2013 foi “bastante produtivo” no setor de Esportes. O município promoveu a final da Copa Linaf - categorias Dente de Leite e Dentão, 1º Festival de Bocha, 5ª Copa de Futsal, final do 3º Campeonato Regional de Futebol Menor Lalo Esportes, final da Amnap de Futebol Amador e final do Campeonato Intermunicipal Amador.

Além de promover eventos esportivos, o município também participou de vários pela região, como a Copa Linaf de futebol (categorias Dente de Leite e Dentão) entre 104 times, do 57º Jogos Regionais de Penápolis (SP) nas modalidades: futebol, futsal e tênis, Jogos Abertos da Juventude - modalidade futsal, torneio de futebol em Araçatuba, 18º Jogos Regionais do Idoso nas modalidades bocha e atletismo, 3º Campeonato Regional de Futebol Menor Lalo Esportes nas categorias Dentinho, Dente e Dente de Leite e do 17º Jogos Abertos do Idoso em Santos (SP) na modalidade bocha.

Entre os títulos conquistados durante o ano, Santana destaca que o município foi campeão do campeonato de futsal feminino na cidade de Osvaldo Cruz, campeão do 18º campeonato de futsal Ferinhas categoria sub-17, campeão dos Jogos Abertos da Juventude fase sub-regional futebol e tênis categoria sub-18, entre outros títulos de campeão e vice.