Divulgação/Prefeitura de Clementina
Uma fábrica de calçados localizada no bairro Planalto, em Clementina, encerrou as atividades de produção nesse dia 29. A empresa empregava 209 funcionários, sendo 13 deles moradores da cidade vizinha de Santópolis do Aguapeí.
A notícia de que a empresa fecharia as portas pegou de surpresa a prefeita Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM). “O gerente da fábrica alegou que a crise financeira que o país enfrenta foi o fator decisivo para encerrar as atividades na cidade”, disse.
De acordo com a prefeita, a empresa não tem conseguido exportar sua produção e o gerente também informou que os custos com o transporte dos calçados para outra unidade em Birigui têm ficado mais alto.
Diante da situação, Célia propôs ao gerente da empresa que a Prefeitura faria o transporte dos trabalhadores para a unidade de Rinópolis ou Birigui caso fosse mantido o emprego destas pessoas. “O gerente entrou em contato com representantes da empresa e, no dia seguinte a proposta, ele me garantiu a manutenção dos empregos”, frisou.
Com a confirmação do gerente, a prefeita disse ter tomado as providências necessárias junto a sua equipe. Entre as medidas adotadas, Célia explicou ter remanejado um funcionário da Prefeitura para transportar os trabalhadores à Birigui.
Acertado os detalhes, a prefeita foi até a fábrica de calçados e conversou com os trabalhadores. “Sabemos que não é fácil viajar todos os dias, mas foi a melhor solução que encontramos no momento para ninguém ficar desempregado. Só não permanecerá no emprego a pessoa que preferir tentar um novo ambiente de trabalho”, discursou.
“Apesar da crise financeira que o país enfrenta e a queda de arrecadação que o município vem enfrentando, já entrei em contato com alguns empresários para oferecer o barracão em que estava instalada a fábrica de calçados, pois o imóvel pertence à Prefeitura”, reforçou Célia.
Conforme informou a prefeita, a ideia é de o local abrigar, futuramente, uma empresa que gere, ao menos, 150 postos de trabalho no município.