Alunos da Emeif surpreendem professores com o resultado da Provinha Brasil


Estudantes de escola de Gabriel Monteiro obtiveram 97% de aproveitamento na disciplina de Língua Portuguesa e 98% em Matemática

14/05/2015 18:06 - Atualizado em 31/05/2015 21:06 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Os alunos do 2º ano do ensino fundamental da Emeif Maria Gazot Talarico, de Gabriel Monteiro, surpreenderam os professores e a direção da escola com o resultado obtido na Provinha Brasil, realizada no mês de abril.

Ao todo, 55 estudantes foram avaliados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo 20 questões em cada. A Provinha Brasil foi aplicada pela vice-diretora da escola, Poliana Mislene Garcia Buzzo.

De acordo com a direção escolar, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos obtiveram aproveitamento de 97%, enquanto que na disciplina de Matemática o índice foi de 98%.

Para a diretora da escola, Lidiane Zupirolli Ferreira, o resultado obtido pelos alunos reflete o trabalho dos professores. “Todos estamos muito felizes com o resultado”, destacou a diretora, que informou que em novembro os mesmos alunos farão o Teste-2 da Provinha Brasil.

O que é a Provinha Brasil?

É uma avaliação aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, cuja finalidade é fazer uma avaliação diagnóstica. Ela auxilia os professores e gestores a acompanhar o desempenho dos estudantes ainda dentro do ciclo de alfabetização, que corresponde aos três primeiros anos do ensino fundamental.

Nela, são avaliadas as habilidades de leitura e matemática. As escolas não são obrigadas a participarem da Provinha Brasil, ficando sua adesão a cargo das secretarias municipais de Educação.

A Provinha Brasil não é uma avaliação externa, o que significa que a aplicação é de responsabilidade da própria rede de ensino e não do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ou seja, a aplicação da prova pode ser feita por um professor ou coordenador pedagógico.

A Provinha Brasil é realizada em duas etapas e quem define as datas são as redes de ensino. No entanto, o Inep sugere que a aplicação seja no início (até abril) e final do ano letivo (até o fim de novembro).