Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, esteve em Piacatu no dia 5 deste mês onde participou da primeira reunião de trabalho com primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 22 cidades da região de Araçatuba.
Lu Alckmin foi recepcionada pela primeira-dama de Piacatu, Emília Cristina Delmônaco Bonfim, pelo prefeito Nelson Bonfim (PTB), autoridades locais e da região e alguns munícipes. É a primeira vez que uma primeira-dama do Estado visita Piacatu durante esses 61 anos de emancipação política do município.
Este foi o primeiro evento oficial em que Lu Alckmin participou depois do acidente aéreo que matou seu filho caçula, Thomaz Alckmin, 31 anos, ocorrido no dia 2 de abril na cidade de Carapicuíba, região metropolitana de São Paulo. Outras quatro pessoas que estavam no helicóptero também morreram.
O evento, que aconteceu no Piacatu Clube, reuniu várias primeiras-damas e presidentes de fundos municipais. Cada cidade montou um estande nas dependências do clube para apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos que foram destinados pelo Fundo Social estadual aos municípios.
Conforme informou Lu Alckmin, de 2011 até o início deste ano, o Fundo Social do Estado já assinou 3,6 mil projetos com os fundos municipais, entre eles os cursos Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil e Padaria Artesanal.
A primeira-dama do Estado também se lembrou da reunião de trabalho com as primeiras-damas em outubro 2013, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Ela aproveitou para anunciar que estará presente na abertura do JORI (Jogos Regionais do Idoso), que neste ano a cidade-sede na região será Birigui. O evento está marcado para acontecer no mês de setembro.
Primeira-dama de Piacatu fala sobre os projetos à Lu Alckmin
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piacatu, Emília Cristina Delmônaco Bonfim, apresentou à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, um balanço dos projetos realizados no município.
A apresentação do balanço foi feita durante seu discurso, que abriu a reunião regional com primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 22 cidades da região de Araçatuba, no dia 5 deste mês, no Piacatu Clube, às 15h.
Após agradecer a presença de Lu Alckmin, autoridades locais e da região, Emília disse que o município possui a maioria dos projetos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, tendo como objetivo a geração de renda às famílias atendidas nos referidos projetos.
Entre os projetos, Emília citou a Escola de Moda - inaugurada em março de 2013 -, Padaria Artesanal e Escola de Beleza - inaugurada há um ano -, a qual dará início ao curso da terceira turma. “Também fomos contemplados com duas Praças de Exercícios do Idoso e participamos anualmente da campanha do agasalho”, mencionou.
A primeira-dama de Piacatu disse ainda que o projeto Geração de Renda está atualmente com 75 máquinas - entre costura industrial e pesponto - no sistema comodato, sendo organizado e monitorado pelo Fundo Social do município. “No mês de agosto, proporcionamos um almoço de confraternização às pessoas portadoras de necessidades especiais da cidade”, acrescentou.
Emília destacou o trabalho desenvolvido por um grupo de mulheres voluntárias que bordam todas as terças-feiras, no período da tarde, em uma das salas do Fundo Social, cujo resultado deste trabalho é colocado à venda na tradicional Feira do Bordado, que acontece no segundo final de semana de dezembro.
Com relação aos eventos realizados pelo Fundo Social - inclusive aqueles em parceria com outras entidades -, Emília relatou que no ano passado foi arrecadado a quantia de R$ 43,3 mil. “Neste valor estão inclusas a renda da barraca do Carnavenida, da festa de São José e da Feira do Bordado. Utilizamos este recurso para atender em especial as famílias em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.