Câmaras da região terão novos presidentes no dia 1º de janeiro de 2015


Entre os municípios onde circula o Comunicativo, apenas em Clementina houve disputa

29/12/2014 09:18 - Atualizado em 09/01/2015 09:44 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Em Piacatu, Deivão deixará a cadeira e entrará Paulo Lima (dir.)

A cada dois anos, geralmente na última sessão ordinária do ano, as Câmaras de Vereadores da região realizam eleição interna para escolher seus presidentes. Entre os cinco municípios onde circula o Comunicativo, a exceção é Santópolis do Aguapeí, onde a eleição ocorre anualmente.

A primeira Câmara da região a eleger seu presidente foi Santópolis do Aguapeí, no dia 3 deste mês. Em chapa única, o vereador Juraci Rodrigues Matos, o Cafu (PV), teve o apoio dos demais colegas. Ele comandará os trabalhos do Legislativo a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem.

Bilac

O segundo presidente da Câmara da região a ser eleito foi em Bilac, no último dia 8. Em uma eleição sem surpresas, o vereador José Cícero de Goiz, o Zé Totô (PTB), foi candidato único. Sua candidatura já havia sido anunciada pelo vereador Carlos Alberto Barducci, o Carlito (PTB), em 1º de janeiro de 2013, ocasião em que foi eleito presidente.

Zé Totô chegou a pedir apoio ao grupo do PSDB, que faz oposição ao governo municipal, na tentativa de unir os vereadores, mas não obteve êxito. O líder do PSDB na Câmara de Bilac, vereador Gilberto Silveira de Oliveira, sugeriu a Zé Totô que dois integrantes da oposição ocupassem vagas na composição da Mesa-diretora para que ele tivesse o apoio desejado.

Como o grupo da base aliada não acatou a sugestão da oposição, os quatro vereadores do PSDB votaram em branco. Mesmo assim, Zé Totô obteve cinco votos e foi eleito para o biênio 2015-2016. Em seu discurso, ele pediu a colaboração de todos para que possa presidir a Câmara com responsabilidade e determinação.

Clementina

Em Clementina, a eleição que elegeu o vereador José Francisco Lima Filho, o Zé Grandão (DEM), presidente da Câmara aconteceu nesse dia 9. Ele disputou a cadeira da presidência com o vereador da oposição, Geraldo Soares dos Santos, o Geraldão (PSDB).

A eleição da Mesa-diretora da Câmara de Clementina não é realizada por meio de inscrição de chapa, como ocorre nos demais municípios vizinhos. O voto é secreto e depositado em uma urna de madeira que é exposta em plenário.

Para cada vaga, há uma eleição individual, ou seja, vota-se primeiro para presidente, apuram-se os votos e, posteriormente, inicia-se a votação para eleger o vice-presidente. E assim sucessivamente para primeiro e segundo secretários.

Como o Regimento Interno do Legislativo local não permite reeleição e o atual presidente da Câmara, João Luiz Rodrigues, o João do Cotiê (PSB), não concorreu a nenhuma das vagas, tudo indica que seu voto foi decisivo na eleição de cada integrante que comporá a próxima Mesa-diretora.

Na votação para escolha do vice-presidente, houve empate entre os vereadores Osvaldo Fernandes da Costa, o Osvaldo da Gráfica (PV), e José Carlos de Oliveira, o Tico da Usina (PTB). Após nova votação, Osvaldo foi eleito.

Piacatu

Depois de ter anunciado em plenário, semanas atrás, que disputaria a presidência da Câmara de Piacatu, o vereador Antonio Marcos Belazi (PTB) desistiu da candidatura e apoiou o vereador Paulo Henrique Zeri de Lima (PSDB), que seria seu adversário na disputa.

A desistência de Belazi ocorreu devido alguns vereadores não ter demonstrado interesse em compor a Mesa-diretora e, ainda, pelo fato do vereador Paulo Lima ter formado sua chapa com certa antecedência.

Como Belazi já presidiu a Câmara entre 2009-2010 e não obteve êxito na formação de uma chapa para concorrer desta vez, ele desistiu e apoiou o vereador Paulo Lima.

O presidente da Câmara, Deivid Lemes Ferraz, o Deivão (PTB), não quis tentar a reeleição, embora o Regimento Interno permita.

Gabriel Monteiro

Depois de presidir a Câmara de Vereadores de Gabriel Monteiro por seis anos seguidos, o vereador Vanderlei Antoninho Mendonça, o Coca (PSDB), não tentou reeleger-se. Desta vez, Coca apoiou o colega de partido, o vereador Miguel Barros Dias, o Miguel da Água Boa (PSDB).

Em chapa única, Miguel foi eleito por unanimidade dos votos nesse dia 15. Duas vereadoras se ausentaram nessa sessão.

Em suas palavras, o presidente eleito agradeceu aos colegas pelo apoio recebido e adiantou que precisará de todos enquanto estiver à frente da presidência do Legislativo.

GALERIA DE FOTOS