Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O administrador e corretor de seguros Roni Cleberson Ramos, 36 anos, de Piacatu, disputou no último dia 16 a final nacional do Global Challenge Brasil, desafio que simula a direção de uma empresa virtual com a meta de torná-la líder em seus mercados.
Ramos e sua equipe utilizaram os conhecimentos adquiridos em outros desafios de equipes para chegar até a fase internacional da competição. Ele integra a equipe Brute Force, que ficou em 8º lugar em nível nacional.
Além de Ramos, há dois integrantes do Estado do Rio Grande do Sul e os outros de São Paulo, Pernambuco e Paraíba. Eles assumiram o papel de diretoria de uma empresa virtual, buscando elevar o valor de suas ações acima do de seus concorrentes.
“A equipe do Global fez um simulador de mercado, aonde ele dá a gestão de uma empresa para você, com cotação de bolsa. Junto com a sua equipe, você tem que gerir a sua empresa. Em cada fase, você compete com dez equipes, buscando sempre obter a maior cotação na bolsa de valores”, explica Ramos.
De acordo com o corretor de seguros, na segunda rodada foi detectado em sua equipe um erro de precificação (preço), onde aumentou demais o preço e diminuiu a demanda. “A equipe campeã foi de Santo Amaro (SP), que venceu pelo terceiro ano consecutivo”, enfatiza.
O Global tem duração aproximada de 12 semanas, período em que os participantes, distribuídos em equipes de 3 a 5 integrantes, usam seus conhecimentos sobre marketing, finanças, produção e recursos humanos, testando suas competências técnicas ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de raciocínio estratégico, trabalho em equipe, tomada de decisões, influência e comunicação.
Premiação
As decisões foram semanais e a distância (pela internet) na primeira e segunda rodada. A final nacional é presencial e durou um dia, na capital paulista. O prêmio para a melhor equipe nacional foi de R$ 5 mil, mais as despesas de viagem e hospedagem para a participação na final internacional, que acontece em abril de 2012, na Ucrânia. O prêmio para o vencedor internacional é de €5 mil (cinco mil euros).
O Global Management Challenge é o resultado da parceria entre pesquisadores da Universidade de Strathclyde, em Glascow, na Escócia, empresa Simuladores de Gestão e o Jornal Expresso (Portugal). Completando em 2009 trinta anos de existência, com rodadas nacionais em mais de 30 países, já participaram da competição quase meio milhão de pessoas (estudantes e profissionais), em todo o mundo.