Divulgação/Direção Escolar
Os alunos da EE Professor Enzo Bruno Carramaschi, de Bilac, promoveram no último dia 30 de outubro, nas dependências da escola, atividades com a temática Halloween.
Motivados pela professora de Língua Inglesa, Liliane Gomes, os alunos imergiram no contexto histórico do surgimento da comemoração – predominantemente norte-americana – e também de suas características culturais, por meio de um vídeo mediado pela docente.
A festividade tem raiz celta, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, e marcava a véspera da “festa de todos os santos” (“All hallow’s eve”, em inglês). Como a data (01 de novembro) era cercada por um valor sagrado para os celtas, tornava-se necessário espantar demônios e fantasmas que maculariam o ambiente e prejudicariam suas colheitas. Para isso, fantasiavam-se com figuras estranhas e bizarras.
Por ter essa relação intrínseca com o mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras, ligação reforçada pelos acontecimentos da Santa Inquisição. Foram os irlandeses que trouxeram a tradição para a América do Norte.
Além das brincadeiras que rememoraram o famoso lema “Gostosuras ou travessuras?” (tradução de “Treat or trick?” do inglês), os alunos produziram duas coreografias com a música “Thriller”, do saudoso cantor pop Michael Jackson (1958-2009), e a mais recente “Bad romance” do ícone pop Lady Gaga. Para a apresentação, caracterizaram-se como zumbis e decoraram o salão nobre da escola.
O evento também rememorou o folclore nacional, argumentando a importância de valorizar as tradições populares, como lendas, brincadeiras, artesanato, etc. Dando destaque para a comemoração do “Dia do Saci” (projeto de Lei Federal nº 2.762, apensado ao projeto de Lei Federal nº 2.479, ambos de 2003), realizado na mesma data que o Halloween, a equipe gestora refletiu com os alunos utilizando vídeo. Além disso, foi apresentada coreografia com a música “Pererê”, da cantora de Axé, Ivete Sangalo.
A coordenadora do ensino fundamental, Alessandra Cristiane Fernandes, relatou que os esforços dos alunos superaram as suas expectativas, sentindo-se muito orgulhosa de todo o trabalho apresentado. Ela acredita que atividades como essa incentivam o protagonismo juvenil, o que colabora diretamente com a construção de competências esperadas para a vida dos alunos, como iniciativa, organização, trabalho em equipe, liderança, entre outras.