Divulgação/Prefeitura de Gabriel Monteiro
O Departamento de Vigilância Sanitária e Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Gabriel Monteiro realizaram entre os dias 29 e 31 de outubro um mega-arrastão da limpeza no município contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Conforme informou a responsável pelo órgão no município, Maria Helena Sanches Ramos, foi solicitado aos moradores que deixassem na rua todos os possíveis criadouros existentes em cada residência. “Foi trabalhado casa por casa e todo morador recebeu informações sobre os cuidados que devem ter para evitar a dengue”, ressaltou.
Participaram da ação preventiva a equipe de Agentes Controladores de Vetores e as Agentes Comunitárias da Saúde, as quais orientaram os moradores a manter os quintais sempre limpos e ter uma atenção especial em recipientes que podem acumular água.
Semana de mobilização
Outra ação do órgão realizada na semana entre 17 a 21 deste mês mobilizou o comércio, repartições públicas, escolas, igrejas e população em geral.
Batizada de “Semana de Mobilização Social de Prevenção, Controle e Combate à Dengue”, a ação teve por objetivo reforçar a ideia e conscientizar os moradores de que a dengue deve ser combatida todos os dias.
Apenas nos últimos cinco anos, foram registrados 3,2 milhões de casos de dengue com aproximadamente 800 mortes. Isso só levando em conta o que foi documentado. “Isso causa tristeza em quem trata de saúde pública, porque são mortes evitáveis”, explica o infectologista e pediatra Kleber Luz, que participou do Painel Multidisciplinar da Dengue, em fevereiro deste ano.