Jovem negro é agredido por PM em Piacatu


Jovem registrou boletim de ocorrência por abuso de autoridade contra policial

28/02/2014 10:44 - Atualizado em 17/11/2014 10:49 | Por: Otávio Manhani

Divulgação/Arquivo Pessoal

Foto tirada por um dos colegas de W.S.S.N mostra agressão

Um jovem negro de 19 anos, de Piacatu, que preferiu ser identificado apenas pelas iniciais W.S.S.N, foi agredido com cassetete pelo policial militar Brazoloto, que atua no município de Gabriel Monteiro. A vítima registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, que investiga o caso.

De acordo com o boletim de ocorrência, a agressão ocorreu por volta da 1h40 do último dia 22 (sábado) quando o jovem descia com os amigos a avenida Dr. José Benetti, centro de Piacatu, após terem assistido uma partida de futebol de salão na cidade de Clementina.

Em depoimento, o jovem disse que caminhava com seis amigos nas proximidades da igreja matriz de São José conversando sobre a partida de futebol quando, defronte a uma bicicletaria, havia duas viaturas da PM paradas e quatro policiais, momento em que o PM Brazoloto pediu para os jovens abaixar o tom da voz.

W.S.S.N informou que todos acataram o pedido do policial e que continuaram descendo a avenida conversando, quando, novamente, o PM chamou a atenção dos sete jovens, utilizando tonalidade de voz mais alta que da primeira vez, e com palavrão. Nesse momento os jovens ficaram quietos, segundo depoimento.

Ainda descendo a avenida, a caminho de casa, W.S.S.N disse ter feito um comentário sobre futebol com um dos colegas, dizendo que o colega não jogava nada. Conforme consta no boletim de ocorrência, nesse momento o PM Brazoloto gritou “eu avisei (...) abaixem a cabeça e fiquem quietos”. E os jovens continuaram descendo a avenida. Na sequência, o policial pegou o cassetete na viatura e foi em direção do grupo.

Brazoloto foi à direção de W.S.S.N, único jovem negro do grupo, e disse: “estou falando com você, rapaz”, e desferiu um golpe de cassetete no jovem, causando lesão nas costas e no braço direito. O jovem, que não tem passagem pela polícia, continuou descendo a avenida, mas desta vez com dor e chorando.

O mesmo policial teria dado um chute em um dos colegas de W.S.S.N, mas acertou na carteira que estava no bolso traseiro do short.

A vítima passou por atendimento médico no Centro de Saúde local, ocasião em que foi medicado com diclofenaco. Na tarde de segunda-feira (24), a vítima registrou boletim de ocorrência contra o policial por abuso de autoridade. O jovem que levou um chute e outro que estava junto também prestaram depoimento ao delegado de polícia Alessander Lopes Dias.