Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Começou nesse dia 8 e vai até o dia 28 deste mês a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Em todo o país, mais de 100 mil postos de vacinação estão à disposição do público.
Apenas no primeiro dia de campanha, o município de Bilac imunizou 250 crianças. Em Clementina, 185 crianças foram receberam a vacina contra a paralisia infantil. Já em Gabriel Monteiro, 105 crianças receberam a “gotinha”.
No Centro de Saúde de Piacatu, 122 crianças tomaram a vacina, enquanto que em Santópolis do Aguapeí a quantidade de crianças vacinadas foi de 234. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo.
O Brasil não apresenta casos de poliomielite desde 1990 e, para manter a erradicação, o governo afirma que garantirá a distribuição de mais de 17,8 milhões de doses da vacina oral.
Crianças entre um e cinco anos podem ser vacinadas contra o sarampo, rubéola e caxumba, tomando a vacina tríplice viral, que também estão disponíveis até o final deste mês em todos os postos de vacinação do país.
Ao levar a criança para tomar a vacina, o pai ou responsável deve levar a carteirinha de vacinação.