Eleitor põe fogo em urna eletrônica em Minas Gerais e vai preso; em Goiás, eleitor cola teclas de urna


Justiça Eleitoral substitui 2.231 urnas eletrônicas em todo o país

26/10/2014 15:57 - Atualizado em 03/11/2014 19:21 | Por: Otávio Manhani

Reprodução/Imagem da Internet

Urna eletrônica que foi incendiada em MG foi substituída

Um eleitor colocou fogo na urna eletrônica da seção em que votaria no município de Porteirinha, no norte do Estado de Minas Gerais. Ele foi preso em flagrante e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), deve responder por crime de desordem.

De acordo com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Dias Toffoli, os votos que já estavam armazenados no equipamento não sofreram danos.

Balanço parcial

Até o momento, 2.231 urnas foram substituídas em todo o país, o que corresponde a 0,51% do total. Apenas uma urna em todo o Brasil teve de ser trocada por votação manual, na capital paulista. De acordo com boletim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 542 ocorrências foram registradas. No total, foram presas 147 pessoas, 65 delas por boca de urna.

Eleitor cola tecla de urna em Goiás

Um fato curioso marcou a votação em uma seção do município de Formosa, a aproximadamente de 242 quilômetros de Goiânia. Um eleitor passou cola em uma das teclas da urna eletrônica, impedindo que ela fosse pressionada.

O fato só foi percebido pelo eleitor seguinte ao entrar na cabine de votação. Ele comunicou o ocorrido aos mesários e a urna foi trocada. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, o eleitor que colou a tecla da urna já foi identificado e está sendo procurado pela Polícia Federal por prática de crime eleitoral.