Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A Prefeitura de Piacatu e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) entregaram as chaves das 40 casas pertencentes ao conjunto habitacional Durvalino Alves de Jesus às famílias beneficiadas. A obra custou R$ 3,7 milhões.
A inauguração aconteceu nesse dia 29, às 12h, com a presença do secretário estadual da Habitação, Marcos Penido, o qual foi recepcionado pelo prefeito Nelson Bonfim (PTB), pelo vice-prefeito Cleodemar José Gênova (DEM), vereadores, autoridades locais e munícipes.
Também estive presente na inauguração a prefeita de Gabriel Monteiro, Renée Crema Vidoto (PSDB); a prefeita de Clementina, Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM); e o prefeito de Guararapes, Edenilson de Almeida, o Dedê (PSDB).
Bonfim ressaltou em seu discurso que a Assistência Social do município estará atenta para observar se alguma das famílias contempladas irá alugar ou vender o imóvel. “Se isso for constatado, entraremos em contato com a CDHU para que esta família seja descredenciada”, adiantou.
Aproveitando o clima de inauguração, o prefeito informou que até o final deste ano pretende entregar o prédio da Creche Escola, localizada na entrada da cidade. “E espero que seja com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB)”, comentou.
Em suas palavras, o secretário da Habitação destacou a transparência no processo de inscrição e sorteio das casas, assim como sobre a qualidade do projeto do conjunto habitacional. “O mais importante é a satisfação destas famílias”, acrescentou.
Penido disse ainda que o governo do estado já liberou mais 60 casas populares para o município, que agora falta apenas a aquisição do terreno por parte da Prefeitura.
Para oficializar a inauguração, as crianças que acompanhavam o evento foram convidadas ao palco para participar do descerramento da placa inaugural junto das autoridades.
Nome do cohab
Durante o cerimonial, Antonio Alves de Jesus, que é um dos filhos do homenageado Durvalino Alves de Jesus, destacou que seu pai “nunca fechou as portas para ninguém mesmo sendo uma pessoa sem muitas condições financeiras”.
Antonio disse ainda que seu pai morreu feliz, pois “realizou o sonho de ver seus filhos criados e bem encaminhados”. E deixou como mensagem aos moradores do cohab que leva o nome de seu pai: “sempre acolham as pessoas que precisam de vocês”.
Na sequência, o prefeito Bonfim falou sobre a escolha do nome do homenageado, onde ressaltou que se tratava de uma pessoa com poucas palavras; porém, sábias.
“O filho Antonio disse que seu pai, que morreu aos 97 anos, não ficou rico. Mas a riqueza dele [Durvalino] é sua família, que, inclusive, nos orgulha muito”, concluiu Bonfim.
Homenageado tem influência moral, diz padre
Durante a bênção das chaves das casas do novo conjunto habitacional, o padre Edgar de Souza Lima, de Piacatu, disse que o prefeito Nelson Bonfim (PTB) foi muito feliz na escolha do nome do conjunto habitacional. “Não é comum ver uma pessoa pobre, negra e sem um sobrenome conhecido, ser homenageada. Aqui [no cohab] nós vemos o nome do povo”, referindo-se ao saudoso Durvalino Alves de Jesus (1916-2013).
“Ser uma pessoa pobre em nossa sociedade já não é fácil. Agora imagina sendo negro. Muitos não têm noção do quanto nós sofremos, do quanto não somos reconhecidos”, continuou padre Edgar, que também é negro.
Ao lado do padre, o prefeito Bonfim e uma das filhas do homenageado que estava no palco se emocionaram com as palavras do padre, que encerrou sua fala dizendo que “embora sendo uma pessoa simples, o senhor Durvalino sempre teve influência moral no município”.