Divulgação/Prefeitura de Bilac
O grupo teatral Amanajé, de Bilac, inicia sua primeira turnê de apresentações amanhã (13) na cidade de Olímpia (SP), considerada a capital nacional do folclore. O grupo bilaquense apresentará a peça Côco-de-Roda, que é uma dança de roda executada durante as festas populares do litoral e do sertão nordestino brasileiro, a qual tem influência africana e indígena.
O festival Folclórico de Olímpia é um evento gratuito e conta com apresentações de danças folclóricas e parafolclóricas, como: bumba-meu-boi, reisado, samba-de-côco, São Gonçalo, folias de reis, carimbo, rancheiras, entre outras, além de oferecer diversas opções de comidas típicas.
Neste ano, o festival comemora sua 50ª edição entre os dias 9 a 17 de agosto. O evento acontece no Recinto de Exposições e Praça das Atividades Folclóricas “Professor José Sant’anna”. De acordo com os organizadores do evento, a estimativa é que mais de 100 mil pessoas prestigiem o festival.
Outras apresentações
O grupo teatral Amanajé segue com sua miniturnê no dia 14 com o espetáculo “Boi-Bumbá”, no Teatro Thathi COC, às 18h30, em Araçatuba (SP), onde acontece a Semana do Folclore entre os dias 12 e 15 deste mês, na rua General Glicério nº 398 - centro. A mesma apresentação será exibida no dia 22 (sexta-feira), em Valparaíso (SP), na praça central.
No dia 23 (sábado), o grupo bilaquense fará apresentação da dança Côco-de-Roda, em Penápolis (SP), na Praça Nove de Julho, durante a 1ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 18 a 24 deste mês.
A última apresentação desta primeira turnê do grupo Amanajé será no dia 26, em Birigui, na Coeb (Cooperativa de Ensino de Birigui), onde será apresentado o espetáculo “Boi-Bumbá”.