Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A comunidade católica de Piacatu e Gabriel Monteiro esteve logo pela manhã de hoje (19) enfeitando o meio das ruas próximas à igreja matriz para a procissão de Corpus Christi, que acontece no período da tarde.
Neste ano, a maioria dos grupos responsáveis em enfeitar trechos do “tapete gigante” optou pelos enfeites semiprontos, ficando apenas os acabamentos para concluir no local.
Mas também há grupos que mantiveram a tradição e utilizaram serragem, tampinhas de garrafa, pedras e materiais recicláveis. No ano passado as ruas não foram enfeitadas devido ter chovido praticamente o dia todo, o que impossibilitou a confecção do tapete na rua.
Em Gabriel Monteiro, a procissão terá início às 16h na igreja matriz de São Pedro Apóstolo. Já em Piacatu, a procissão está marcada para as 17h, com saída da praça padre João Humberto José Sluysmans até a igreja matriz de São José, onde será celebrada uma missa.
Origem
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento, que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
No ano passado, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de maio.