Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
O grupo político de Bilac que integra a coligação Republicanos, PSD, PL e União Brasil oficializou Antonio Loureiro como candidato a prefeito e do advogado Renan Battagello como candidato a vice-prefeito do município. Ambos são do Republicanos.
A convenção partidária foi realizada na noite de 2 de agosto, no Salão de Eventos Calib, ocasião em que também foram lançadas as candidaturas de 20 vereadores, sendo 10 pelo Republicanos e 10 pelo União Brasil. O grupo tem como slogan de campanha “O trabalho vai continuar”.
O primeiro convidado a subir ao palco foi o prefeito de Bilac, Vitor Osmar Botini (PSDB), que esteve acompanhado pela esposa, a primeira-dama Luiza Fabiana Cândido Botini. Em seu discurso, Vitor falou das conquistas que o município adquiriu em todos os setores.
“Trabalhamos e conquistamos bastante durante esses oito anos. Tivemos uma Câmara de Vereadores que somou junto à administração. Isso foi fundamental! Acabaram as discussões desnecessárias e, com isso, a cidade de Bilac ocupou seu lugar de protagonismo pela região”, frisou o prefeito.
Vitor fez questão de mencionar a atuação de seu vice-prefeito, Antonio Loureiro. “Contribuiu de forma exemplar e honrosa. Foi atuante e muito acrescentou em prol da administração de Bilac. Integramos um grupo político que, historicamente, é conhecido por construir uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
O ex-prefeito de Bilac, José Roberto Rebelato, o Beto (União Brasil), ressaltou a importância em eleger candidatos a vereadores que integram o grupo. De acordo com Beto, serão eles quem darão sustentação ao eventual governo Loureiro e Renan.
“Que o Loureiro e o Renan farão um bom trabalho eu tenho certeza. Só que o prefeito não consegue fazer nada se não tiver o apoio da Câmara”, ponderou o ex-prefeito, que governou Bilac durante oito anos (2005 a 2012).
Beto disse ter encontrado dificuldades em administrar a cidade por não ter tido a maioria dos vereadores de seu grupo na Câmara. Ele relembrou uma situação ocorrida em junho de 2006, quando teve um projeto rejeitado pelos vereadores de oposição.
O ex-prefeito citou o episódio em que os cinco vereadores do grupo adversário votaram contra a Prefeitura receber do governo estadual, gratuitamente, uma máquina pá-carregadeira. “Apesar da rejeição dos cinco, nós conseguimos o equipamento para Bilac”, relatou.
“União, trabalho, honestidade e seriedade. Esta foi a proposta de Vitor e Loureiro, há oito anos. E esta é a proposta do Loureiro e do Renan. Bilac não pode parar! O progresso tem que continuar”, reforçou Beto.
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis Milani (Republicanos), destacou que a dupla Loureiro e Renan integra o mesmo partido político do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, que é o Republicanos. “Se eleitos, certamente farão um ótimo governo, e com o apoio do governador”, citou.
Em seu discurso, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), defendeu a continuidade dos trabalhos da gestão Vitor. “Vocês têm um grupo de resultados e isso tem que continuar. Onde tem resultado, não adianta aventurar. Quem aventura, normalmente paga caro. E esta cidade não merece correr risco. Não temos uma pessoa mais preparada que o Loureiro”, garantiu.
Iniciante na política, Renan agradeceu ao convite feito pelo grupo para disputar esta eleição como candidato a vice-prefeito junto com Loureiro e elogiou o prefeito Vitor Botini. “Você é uma referência pra mim. Te admiro muito e é um espelho para nós”.
Renan falou deste novo desafio em sua vida, disse reconhecer a responsabilidade da decisão que tomou e se demonstrou disposto a contribuir com o município. “Sei também daquilo que posso agregar e oferecer junto ao Loureiro”, concluiu.
Loureiro, que ocupa o cargo de vice-prefeito e agora disputará a eleição como candidato a prefeito da cidade, disse ter uma profunda gratidão aos apoiadores, e ressaltou que “Bilac deve seguir trilhando o rumo do desenvolvimento”.