Plantio direto é recomendado em Dia de Campo, em Santópolis do Aguapeí


De acordo com palestrante, método tende a recuperar a fertilidade do solo

07/08/2009 16:55 - Atualizado em 28/07/2023 21:22 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Participantes acompanhando as explicações do palestrante

A Casa da Agricultura de Santópolis do Aguapeí promoveu na manhã de hoje (07) um Dia de Campo. O evento abordou o desenvolvimento da cultura do feijão e a diferença entre optar pelo plantio direto na palha ao invés do convencional.

Para falar sobre o assunto, foi convidado o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Araçatuba, Jorge Hipólito. O evento, que aconteceu nas dependências do barracão da Sabesp, reuniu produtores da cidade e engenheiros agrônomos de cidades vizinhas. Pouco mais de 30 pessoas estiveram no encontro.

Entre as vantagens em optar pelo método do plantio direto, o palestrante citou que se trata de uma tecnologia eficiente em observação do solo, a qual recupera a fertilidade e reduz a temperatura do solo.

Hipólito ainda comentou que os benefícios ambientais decorrentes da adoção do plantio direto na palha são maiores, porém, pouco difundidos. O método, segundo ele, reduz a emissão de gases que contribuem com o aquecimento global, melhora a qualidade da água, protege os mananciais, diminui o uso de produtos químicos, entre outros fatores.

VISITA AO CAMPO

Durante visita ao campo, em uma área de 1,2 hectare, localizada no bairro rural Jangadinha, os participantes puderam observar a diferença do plantio convencional e do plantio direto na palha. Para isso, a área foi dividida em duas partes.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Santópolis do Aguapeí, Renato de Souza Pulli, a produção estimada da área onde foi utilizada a adubação folhear é de 13 sacas de 60 quilos cada, enquanto que na parte onde não houve o tratamento, a previsão é que sejam colhidas nove sacas.

Conforme informou o secretário municipal da Agricultura, Carlos Kioshi Wada, a produção será destinada a cozinha piloto que atende as escolas da rede municipal de ensino e a creche Berçário Menino Jesus.

Após a visita ao campo, os participantes foram convidados para um almoço que foi servido no local onde aconteceu a palestra.