Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A aposentada Augusta Feliciana de Andrade Perri, 82 anos, de Piacatu (SP), encontrou seus três filhos após uma busca de 56 anos. O encontro aconteceu no dia 31 de agosto durante o Programa do Ratinho, transmitido ao vivo pela emissora de televisão SBT em rede nacional.
Para encontrar seus filhos, dona Augusta contou com a ajuda da funcionária pública municipal Fátima Lima. “Fiquei sabendo da triste história por meio de uma adolescente. Aí a encontrei [dona Augusta] pela cidade e perguntei se o fato era real. Ela confirmou. Me sensibilizei e dispus a ajudá-la”, comentou.
Fátima, que trabalha na Biblioteca Municipal Prof. Jairo de Alcebíades, disse ter postado a história de dona Augusta no site Good Angels (www.goodangels.org) e, meses depois, uma das netas da aposentada disse ter digitado a palavra ‘Piacatu’ neste endereço, onde apareceu a história de sua avó.
Entre as informações constava o nome completo da avó, que ela morava na cidade de São Paulo e que o marido havia fugido com uma vizinha levando todos os móveis e os três filhos ainda crianças, com 3, 5 e 7 anos. Ainda na capital, dona Augusta percorreu por várias emissoras de rádio a procura de notícias dos filhos.
Sem saber do paradeiro das crianças, ela retornou à Piacatu e morou sozinha. Ainda assim, disse ter procurado informação dos filhos na região, mas sem sucesso. “Sempre tive esperança de um dia encontrar meus filhos”, comentou.
As buscas pelos filhos se encerraram após 56 anos. Com a ajuda da funcionária pública e da equipe de produção do Programa do Ratinho, dona Augusta encontrou os filhos Aparecida Guimarães dos Santos, 62 anos; Jocelino Guimarães, 60 anos; e Doraci Guimarães de Lima, 58 anos.
Além dos filhos, a aposentada foi informada que era avó de 14 netos (dois deles já falecidos) e bisavó de 12 bisnetos. Filhos, netos e bisnetos moram em Campinas (SP).
CONFRATERNIZAÇÃO
Para comemorar o reencontro, os familiares de dona Augusta alugaram um micro-ônibus e foram à Piacatu no último dia 6 (domingo) para participar de uma confraternização na Escola Municipal Comecinho de Vida (antiga creche).
Chegando ao município, dona Augusta fez um breve passeio com os filhos pela cidade, apresentando-os para vizinhos e amigos.