Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Uma missa realizada na manhã de ontem (21) marcou os 20 anos de inauguração da capela de Santa Rita de Cássia, em Piacatu (SP). A Igreja Católica celebra o dia de santa Rita de Cássia hoje (22).
As festividades em comemoração à santa iniciaram com uma breve carreata, que começou em frente a igreja matriz de São José. Após percorrer algumas ruas da cidade com a imagem de Santa Rita de Cássia, a carreata seguiu até a capela.
A missa aconteceu no barracão ao lado da capela de Santa Rita de Cássia, no bairro rural Cassimiro. A convite do pároco local, padre Luiz Henrique dos Santos Carreira, a missa em homenagem à santa foi presidida pelo padre Sebastião Gonçalves, o qual esteve à frente da Paróquia São José, de Piacatu, entre 1995 a 2010.
Padre Luiz Henrique não esteve na missa em homenagem aos 20 anos da capela de Santa Rita de Cássia. No mesmo dia, ele, que é assessor diocesano do setor Juventude, participava da peregrinação da Jornada Diocesana da Juventude, na cidade de Birigui (SP).
Durante a homilia, padre Sebastião lembrou que a capela de Santa Rita de Cássia foi construída onde antigamente funcionava uma escola rural. “Tinha um poço aqui na frente [da capela]. Quando vínhamos rezar missa, tínhamos que ter cuidado”, recordou.
Padre Sebastião também destacou que a Igreja Católica celebra nesse mesmo domingo o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, tendo como tema “Falar com o coração. Testemunhando a verdade no amor” (Efésios 4,15).
O padre reforçou seus agradecimentos a todos que contribuíram na construção e manutenção da capela. Na sequência aspergiu água abençoada sobre os fiéis e sobre as rosas vermelhas que enfeitavam o altar e o andor com a imagem de Santa Rita de Cássia.
Ao final da missa, padre Sebastião recebeu uma lembrança em nome da comunidade paroquial, a qual foi entregue pelo presidente da capela, Odacir Hailton Perina e sua esposa, Edcléia.
Também participaram da missa festiva o primeiro presidente da capela, Moacir Feresin, e o ex-vice-prefeito de Piacatu, Laurindo Delmônaco (PSDB), ambos presentes na inauguração em 2003.
Encerrada a missa, a imagem de Santa Rita de Cássia foi levada ao Piacatu Clube, onde foi realizado um almoço, seguido por um bingo beneficente e sorteio de vários brindes.