Católicos de Piacatu festejam o dia da padroeira do Brasil


Missa, realizada na igreja matriz de São José, foi precedida por uma procissão

12/10/2009 13:10 - Atualizado em 29/03/2023 16:18 | Por: Otávio Manhani

Otávio Manhani/Jornal Comunicativo

Fiéis acompanhando a procissão em homenagem à santa

Milhares de fiéis de todo o país participaram hoje (12) das comemorações em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil desde 1929.

Em Piacatu, logo pela manhã, às 7h30, houve procissão e missa na igreja matriz de São José. Dezenas de pessoas foram às ruas para acompanhar o cortejo com a imagem da santa, que também é padroeira da Diocese de Araçatuba.

Durante o trajeto que percorreu algumas ruas da cidade, os fiéis cantaram e louvaram. À frente da procissão estava a imagem de Nossa Senhora Aparecida, carregada por alguns homens que se revezavam no percurso.

Na homilia, o padre Sebastião Gonçalves comentou que desde que a imagem foi encontrada por pescadores no rio Paraíba, na cidade de Aparecida (SP), em 1717, inúmeros milagres atribuídos à santa têm sido registrados.

“Os milagres são visíveis. Quem teve a oportunidade de visitar o santuário nacional e visitou a ‘Sala dos Milagres’, pôde observar as centenas de objetos e fotos deixados como testemunho de alguma graça alcançada”, reforçou.

O padre ainda citou que a visita do papa Bento XVI ao Brasil, em maio de 2007, fez com que o santuário nacional de Nossa Senhora Aparecida tivesse destaque internacional. Na ocasião, o pontífice fez a abertura da 5ª Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe).

Já ao final da homilia, o padre reforçou que “tudo o que Deus criou proclama sua glória” e que “Ele vai restaurar tudo aquilo que o pecado estraga, pois toda criação é a favor da vida”. “Maria é ícone da Igreja em missão e, portanto, não basta só rezar para ela, mas, sim, com Maria”.

A basílica de Nossa Senhora Aparecida é considerada o maior santuário mariano do mundo. Estimativas da Igreja apontam que anualmente oito milhões de peregrinos visitam o templo. Neste ano, a Igreja do Brasil também comemora os 80 anos em que o papa Pio XI proclamou a santa como padroeira do país.