Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) sorteou no dia 5 deste mês 40 casas populares às 381 famílias inscritas. O sorteio aconteceu às 10h no Piacatu Clube, onde esteve presente o secretário estadual da Habitação, Marcos Penido.
O secretário chegou acompanhado pelo suplente de deputado estadual, Dilador Borges Damasceno (PSDB), e do coordenador regional do PSDB, Laerte Aparecido Rocha, os quais foram recepcionados pelo prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PTB).
Antes de entrar no clube para realizar o sorteio das 40 moradias, o secretário da Habitação cumprimentou os vereadores do município e alguns prefeitos de cidades vizinhas. As senhas para participar do sorteio foram depositadas nas urnas pelos próprios inscritos, uma hora antes da realização do sorteio.
No palco, ao lado da primeira-dama Emília Cristina Delmônaco Bonfim, o prefeito comentou que o conjunto habitacional está 95% pronto e que a intenção é inaugurar a obra até o mês de agosto deste ano. Bonfim disse ainda que o município possui um déficit habitacional de 150 casas.
Antes do sorteio, o prefeito adiantou às famílias inscritas que aquelas que forem sorteadas passarão por uma triagem feita pela CDHU em parceria com a Prefeitura, de modo que os imóveis sejam entregues àqueles que estão realmente aptos a serem contemplados.
Para isso, os 40 titulares deverão comprovar com documentos todas as exigências da CDHU, entre elas se a pessoa mora ou trabalha no município por, no mínimo, três anos e não possuir imóvel ou financiamento de imóvel em qualquer parte do país.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria estadual da Habitação, das 381 famílias inscritas em Piacatu, 91% delas têm renda mensal de até três salários mínimos.
Em suas palavras, Penido destacou a transparência no sorteio das moradias. “Em qualquer outro governo, muitas pessoas têm indicações de políticos e apadrinhados. Aqui no governo de São Paulo não. Vocês estão vendo que o sorteio é feito na vossa presença”, avisou.
Cada imóvel possui dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com 56,67 m² de área construída. Os imóveis serão entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e no banheiro, laje, estrutura metálica no telhado, muro de divisa entre os lotes, calçada de acesso ao imóvel, esquadrias de alumínio e sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro. A obra está orçada em R$ 3,7 milhões.
Mais 60 casas
O secretário estadual da Habitação ofereceu mais 60 casas populares para a construção de mais um conjunto habitacional no município. O anúncio foi comemorado pelo público.
No entanto, o prefeito informou que a Prefeitura está em negociação de uma área para a construção do novo conjunto, ou seja, o convênio só poderá ser assinado após o município ter um local para construir as 60 moradias.
Após participar do sorteio de algumas casas, Penido e as autoridades do município e região foram conhecer o conjunto habitacional e verificar o andamento das obras.