Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Cinco universitários do 3º ano do curso de Administração de Empresas da Fatemp (Faculdade Telepresencial do Município de Piacatu) foram classificados em sétimo lugar em nível nacional do desafio Sebrae.
Depois de terem desbancado 392 equipes quando concorreram em nível estadual, o grupo Midas, integrado pelos acadêmicos Sergio Henrique Alves, Roni Cleberson Ramos, Noemi Constantino, Jesus Medina e Erika Granado de Melo, comemora o resultado.
Após cinco meses de disputa em um negócio fictício (uma fábrica de brinquedos), os universitários representaram o Estado de Mato Grosso do Sul, sede do pólo interativo do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp, que atende a Fatemp.
A semifinal e final aconteceram entre os dias 13 e 17 deste mês em Brasília (DF). Dos 32 grupos que estiveram na semifinal, oito disputaram o primeiro lugar, que acabou ficando com a equipe Peridilare, do Estado do Espírito Santo. O anúncio foi feito no dia 17 no teatro Ulysses Guimarães.
Como premiação, os vencedores e a instituição receberam um troféu por ganhar a etapa e os acadêmicos ganharam uma capacitação do Sebrae de até 20 horas. Os cinco integrantes da equipe Midas, da Fatemp, receberam um notebook cada, assim como os demais grupos finalistas.
O gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, elogiou os participantes semifinalistas. “Vocês são a nata do desafio Sebrae por chegarem até aqui em um universo de mais de 130 mil estudantes”, declarou.
O prefeito de Piacatu, Nelson Bonfim (PTB), foi recepcionar os universitários no dia 18 assim que chegaram de viagem. Na ocasião, o prefeito parabenizou os acadêmicos “por ter representado com brilhantismo” a cidade e a faculdade. “Isso mostra que estamos dando a oportunidade para um futuro melhor aos nossos jovens, que também estão empenhados em enriquecer seus conhecimentos”, completou.
Além do prefeito, os vencedores tiveram uma recepção surpresa. Além de faixas parabenizando os campeões, pais, esposas, maridos e filhos foram receber os universitários na casa de shows “Caipirão”, no centro da cidade.
Em nota, o coordenador do curso, professor Wilson Correa, destacou a importância de iniciativas como esta para que os acadêmicos possam mostrar todo o potencial que o curso lhes proporciona e parabenizou os estudantes e os professores interativos.
A equipe campeã nacional do desafio Sebrae fará uma viagem para conhecer centros de empreendedorismo na Espanha, em data ainda indefinida.