Otávio Manhani - Arquivo/Jornal Comunicativo
Morreu na madrugada de hoje (21), às 5h, o último guardião da história de fundação de Santópolis do Aguapeí. Inal Belo morreu aos 94 anos de falência múltipla de órgãos após ter passado por uma cirurgia recente onde foi retirada parte de sua perna direita, decorrente de uma trombose.
Natural de Guaiçara (SP) e filho de um português com uma brasileira, o pioneiro e um dos fundadores era o segundo dos cinco filhos do casal, sendo ele o único homem. Suas irmãs já são falecidas.
Amigo do fundador da cidade, Antonio Francisco dos Santos Junior, também já falecido, Inal Belo havia concedido uma entrevista ao jornal Comunicativo em outubro deste ano, onde relembrou alguns momentos que marcaram o crescimento do município que ajudou a fundar.
“Era tudo mata. Vim trabalhar em uma serraria. O Santos Junior veio pra cá e eu cheguei no outro dia. Ele que pagou minha viagem. Na época eu era solteiro, mas o senhor Santos era casado”, relatou na ocasião.
Viúvo há dez anos, o último pioneiro foi sepultado no mesmo dia, às 18h, no Cemitério Municipal das Palmeiras. Ele deixa oito filhos (quatro homens e quatro mulheres), 24 netos (sendo cinco adotivos) e 13 bisnetos.