Otávio Manhani/Jornal Comunicativo
Moradores de Bilac, Gabriel Monteiro e Santópolis do Aguapeí que não tinham acesso à internet agora contam com este tipo de serviço; e o melhor: gratuito. A entrega oficial das unidades foi feita por autoridades locais na presença do gestor estadual do programa Acessa SP, Fernando Cesar Tomazoni.
A administração pública de Santópolis do Aguapeí inaugurou no último dia 26 uma unidade do programa Acessa SP de inclusão digital. Localizado nas dependências da biblioteca municipal Monteiro Lobato, o posto conta com cinco computadores disponíveis ao público.
Durante o evento, o prefeito Haroldo Alves Pio, o Loi (PP), ressaltou a importância da internet no cotidiano das pessoas. “A internet, sem dúvida nenhuma veio para facilitar a vida das pessoas”, avalia o prefeito destacando sobre a rapidez do serviço.
Embora a inauguração tenha ocorrido agora, o posto do Acessa SP funciona há algum tempo e com projetos específicos. Conforme informou a monitora do polo local, Márcia Regina Rizzo, todas as terças-feiras das 8h30 às 9h30 é feito um trabalho de inclusão digital com pessoas portadoras de necessidades especiais.
A monitora disse trabalhar em conjunto com as escolas e que estuda a possibilidade de abrir o infocentro aos sábados e domingos, mas frisou que não há nada definido até o momento. Atualmente o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.
No município de Bilac, o posto do Acessa SP foi entregue por volta das 9h do dia 27 com a presença de autoridades locais e de alguns alunos da Emeif General Lima Figueiredo, que fica ao lado onde funciona o programa de inclusão digital.
Em seu discurso, o prefeito José Roberto Rebelato, o Beto (PSDB), disse que “quem navega pela internet viaja pelo mundo sem sair de casa” e que o ambiente ficará à disposição da comunidade de segunda a sábado, à partir das 7h.
Além dos cinco computadores disponibilizados pela Secretaria estadual de Gestão Pública, o prefeito ressaltou que o infocentro recebeu outras máquinas adquiridas pela prefeitura “para que o atendimento ao público seja dinâmico como a internet”. Ao todo, 20 terminais estão disponíveis.
O gestor do Acessa SP explicou que as pessoas podem se beneficiar com o programa de várias maneiras, como pesquisas escolares, imprimir currículo, participar de sala de bate-papo, consultar extrato de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), solicitar segunda via de contas, entre outros serviços.
Entre os benefícios, Tomazoni destacou que o acesso é gratuito. “Algumas pessoas até possuem computador, mas não têm internet porque o serviço é caro para muitas delas. Aqui [no Acessa SP] é de graça”, completou.
Também no dia 27, às 18h30, em Gabriel Monteiro, o governo paulista oficializou a entrega do polo local, que já funcionava em fase experimental há dois anos. No evento, a prefeita Renée Crema Vidoto e o vice-prefeito José Vidoto, ambos do PSDB, juntamente com alguns vereadores, receberam o gestor estadual do Acessa SP.
Na ocasião, Tomazoni informou que atualmente o programa Acessa SP possui mais de 500 postos em funcionamento e que existem quase 100 em processo de implantação em todo o Estado. “Estamos prestes a atingir 1,8 milhão de usuários cadastrados com quase 42 milhões de atendimentos desde julho de 2000, quando o programa foi implantado”, acrescentou.
O infocentro de Gabriel Monteiro fica na avenida padre Tiago Jacobus Bunner, ao lado do terminal rodoviário, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 17h e aos sábados e domingos das 9h às 16h.